CUT/Vox Populi

Pesquisa acentua fragilidade de Temer e dá fôlego a movimento por eleições gerais

Novo levantamento divulgado pela Vox Populi a pedido da CUT traz 78% de apoio a cassação de Temer e 90% a favor de eleições diretas

Roberto Parizotti/CUT

Para Vagner Freitas, da CUT, implosão do sistema político deve desaguar em reforma política com participação popular

São Paulo – A cassação de Michel Temer do cargo de presidente e convocação de eleições diretas para eleger democraticamente seu sucessor têm o apoio da maioria esmagadora dos brasileiros. Segundo nova abordagem da pesquisa do Instituto Vox Populi, a pedido da CUT, 78% pedem a saída de Temer e 90% defendem as diretas. A pesquisa integra uma série que já apontou a popularidade do presidente despencando, a rejeição às reformas que retiram direitos trabalhistas e sociais e o amplo favoritismo de Lula, caso a eleição presidencial fosse hoje.

Em entrevista concedida à revista CartaCapital, o presidente da CUT, Vagner Freitas, afirma que a conjuntura política do país fortalece não só a convocação da greve geral para o dia 28 de abril como dá fôlego por um novo movimento por diretas já. Segundo ele, a saída da crise política passa necessariamente por novas eleições. “Nossa proposta é convocar eleição geral, renovar tanto o Executivo quanto o Legislativo. Todo o sistema está corroído”, diz Vagner, que defende também uma ampla reforma política, mas com participação social. “Acredito que a implosão do sistema político brasileiro possa desaguar em uma reforma com mais participação popular, com mais democracia.”

Revista CartaCapital/Reprodução

 

Leia também

Últimas notícias