Eleições

Datafolha confirma crescimento de Lula e sua vitória sobre demais candidatos

Pesquisa divulgada hoje (30) mostra ainda que todos os tucanos perderam intenção de voto e que Aécio, Alckmin e Doria não chegam, cada um, a 10% da preferência do eleitor

Instituto Lula

O ex-presidente Lula é o primeiro colocado em todos os cenários pesquisados pelo instituto ligado à Folha de S.Paulo

São Paulo – Em meio a ataques da Rede Globo, dos demais veículos da mídia conservadora e do juiz federal Sergio Moro, que chegou a confiscar presentes recebidos durante seus governos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na preferência do eleitor.

Lula aparece como primeiro colocado em todos os cenários conforme pesquisa Datafolha divulgada hoje (30). Tem entre 29% e 31% das intenções de voto no primeiro turno.

A pesquisa foi feita na quarta e quinta-feira passada, após a divulgação das delações da Odebrecht e antes da greve geral desta sexta-feira, que contou com a adesão de 35 milhões de trabalhadores e que foi destaque na mídia internacional.

Enquanto Lula cresceu, os candidatos do PSDB tiveram queda na preferência do eleitorado e nenhum chega a somar 10% das intenções de voto. O senador Aécio Neves, que já teve 25%, tem agora 8%; Alckmin, que desde o ano passado já trabalha em ritmo de campanha, viajando pelo país, tem 6%. E Doria, que começa a ser cogitado para disputar a Presidência, teve apenas 9%.

Cenários

Em relação ao último Datafolha, em dezembro passado, no cenário 1, com Aécio, Lula subiu de 25% para 30%, enquanto Bolsonaro foi de 9% para 15%. Marina caiu de 15% para 14%. Aécio foi de 11% para 8%. Ciro Gomes manteve 5%. Temer, que tinha 4%, despencou para  2%.

No cenário 2, com Alckmin, Lula tinha 26%, e subiu para 30%. O tucano, que aparecia com 8%, está com 6%. Marina foi de 17% para 16%. Bolsonaro tinha 8% e foi para 14%. Ciro Gomes manteve os 6% e Temer caiu de 4% para 2%.