Parlamento

Eleição perpetua poder tucano na Assembleia de São Paulo

Deputado Cauê Macris foi eleito nesta quarta-feira (15) com 88 dos 94 votos, o que indica apoio de parte da bancada oposicionista

Divulgação/Alesp

Após vitória, Cauê é cumprimentado pelo pai, o deputado federal Vanderlei Macris

São Paulo – O tucano Cauê Macris, de 33 anos, foi eleito na tarde de hoje (15) para a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo, mantendo a hegemonia do PSDB na Casa, que já dura 10 anos. A votação foi próxima da unanimidade, indicando apoio de parte da bancada oposicionista, minoritária. Ele recebeu 88 de um total de 94 votos. Dos outros seis, dois foram para Carlos Neder (PT) e dois para Raul Marcelo (Psol), além de duas abstenções. O mandato é de dois anos.

Filho do deputado federal Vanderlei Macris (atual 1º vice na bancada do PSDB na Câmara), o novo presidente da Assembleia era líder do governo na Casa. Ele tornou-se deputado estadual aos 27 anos. Seis anos antes, tinha sido eleito vereador em Americana, sua cidade natal. De acordo com sua biografia na página da Assembleia, Cauê entrou na política aos 16 anos, quando, com ajuda de Lila Covas, mulher do ex-governador Mário Covas, entrou no Projeto Tucaninhos.

O Parlamento paulista também escolheu os demais integrantes da mesa. O deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), ex-dirigente do São Bernardo Futebol Clube, foi eleito 1º secretário. O 2º secretário será o então líder do DEM, Estevam Galvão. A 1ª vice-presidência da Casa ficou com Analice Fernandes (PSDB).

De acordo com uma reportagem da rádio CBN, desde 2011 Cauê Macris usa verba de gabinete para bancar apartamento a assessores. À emissora, ele disse não ver irregularidade, mas que devolverá o dinheiro caso isso seja constatado.

 

 

 

Leia também

Últimas notícias