Presente

Estudantes, intelectuais e movimentos se solidarizam com família Lula da Silva

Força, altivez, discrição e presença da companheira de Lula são destacadas em mensagens de solidariedade ao ex-presidente nas redes sociais

Twitter

Discreta e altiva, Marisa Letícia é lembrada por sua força e garra

São Paulo – Estudantes, políticos e intelectuais se juntaram a anônimos que, por meio das redes sociais, enviam mensagens de apoio à família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela morte de Marisa Letícia Lula da Silva, na manhã de hoje (2), no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo. Na maioria delas são destacadas a força, a fibra, altivez, discrição e companheirismo, entre outras qualidades, que vão deixar saudade. Em outras, o lamento contra pressões e perseguições. 

“Mulher forte, guerreira, que nunca fugiu da luta. É assim que nos lembraremos de você”, afirma a União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Dona Marisa se foi. Adorava um papo, um copo, dançar, pescar. Solidária e participativa. Do país da Impunidade para a República do Linchamento”, disse Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente no governo Lula.

“Nosso coração se enche de pesar ao ver partir alguém com seu exemplo de força, altivez e discrição que tanto fez pelo Brasil. Vá em paz, dona Marisa guerreira, com nosso eterno agradecimento”, diz o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Dona Marisa Letícia, exemplo de força e dignidade. Minha solidariedade aos amigos e familiares neste momento de dor” é a mensagem do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) 

“Viva pra sempre no nosso amor, Dona Marisa Letícia. Força ao Lula e à sua família”, afirma a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP): “Marisa que tão boa companheira e mãe tem sido nestes 44 anos de casamento, nosso sentimento de pesar e solidariedade”.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) também se solidarizou: “É com profundo pesar que nos dirigimos à família de Dona Marisa Letícia, em especial ao seu companheiro de vida, Luiz Inácio Lula da Silva, para manifestar nossa solidariedade e desejar força nesse momento de dor. Dona Marisa foi uma lutadora e exemplo da classe trabalhadora. Criou seus filhos, militou no sindicato dos metalúrgicos e participou com seu companheiro em todas as batalhas da classe. Forte e discreta, compartilhou com Lula o sonho de uma sociedade justa e fraterna. E se transformou na primeira operária primeira-dama do país.”

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares estendeu sua solidariedade aos familiares e amigos. “Dona Marisa Letícia, uma lutadora que, deixando a concretude material da história, ganha as páginas inesquecíveis da memória e do exemplo.”

Protesto

“Pobre de um país ou sociedade em que o ódio político supera qualquer preceito básico de solidariedade humana para com o próximo”, disse em protesto contra as manifestações de ódio pelas redes sociais o neurocientista Miguel Nicolelis.

O componente político no adoecimento da ex-primeira dama foi destacado pelo coletivo A Cidade Que Queremos, de Porto Alegre, que manifestou seu profundo pesar. “Dona Marisa Letícia, ativista, militante do Partido dos Trabalhadores e esposa do ex-presidente Lula. Seu falecimento, por razões agravadas pelas pressões a que sua família vem sendo submetida, nos fará lutar mais ainda pela Democracia de nosso país e a cidadania de milhões de brasileiros e brasileiras. Marisa Letícia Lula da Silva, presente!”

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou uma nota intitulada “Solidariedade é sentir a dor dos outros”. A entidade lamentou a perseguição sofrida pela família Lula da Silva: “Sentimos as dores das acusações e da difamação. A quem não foi ensinado a amar resta o ódio. Nós aprendemos a amar (…) Amamos e somos solidários porque sonhamos e lutamos, juntos com Lula e Marisa Letícia, por um Brasil humano e decente para todas as pessoas.”

“Dona Marisa foi uma mulher de fibra, sempre firme. Quero transmitir a Lula e sua família meus sentimentos neste momento tão triste”, afirmou Luciana Genro (Psol).

“Meus sentimentos, caríssimo Lula. Descanse em paz, dona Marisa”, disse o jornalista Xico Sá.

Metalúrgicos do ABC

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou nota de pesar:

Os Metalúrgicos do ABC lamentam profundamente a morte da companheira Marisa Letícia da Silva. A tristeza é grande, por uma perda que não tem reparação. Marisa era parte da família metalúrgica. Uma pessoa da casa, sempre próxima desse Sindicato, carinhosa com nossa diretoria, a quem chamava de “meninos”.

Nossa categoria a admirava muito. Mesmo nesse momento mais difícil da vida, com toda a pressão que vinha recebendo por conta de acusações injustas, Marisa nunca perdeu a dignidade, continuou sendo a companheira que sempre foi, com o desejo, a esperança e a disposição de fazer o melhor para o Brasil.

Ao presidente Lula, sabemos que a ausência de Marisa nunca será suprida, mas temos certeza de que a energia e o carinho dos milhões de brasileiros que o admiram e respeitam o ajudarão a seguir em frente.

A toda família, a solidariedade dos Metalúrgicos do ABC.

Marisa Letícia, presente!
Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Leia também

Últimas notícias