Incansável

CUT: Marisa abriu as portas de sua casa para a militância

'Se não tivessem ao lado pessoas como dona Marisa, uma militante forte, afetiva e determinada, Lula e a CUT jamais seriam o que são', afirma a central em nota

CUT

São Paulo – A CUT divulgou há pouco nota em que lamenta a morte de Marisa Letícia Lula da Silva, ocorrida hoje (2). A Força Sindical também divulgou mensagem de pesar. Em boletim médico expedido às 10h25 desta quinta-feira pelo Hospital Sírio-Libanês, a ex-primeira dama, de 66 anos, teve morte cerebral declarada. Diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados procedimentos para doação de órgãos. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu as manifestações de carinho e solidariedade durante a internação de Marisa Letícia durante os últimos dias. Marisa Letícia foi internada no último dia 24, após sofrer acidente vascular cerebral.

“O momento é de tristeza. Tiremos dele energia para lutar com as armas que Dona Marisa sempre revelou usar: o diálogo e a calma”, diz em nota a direção da CTB.

Nota da CUT

A CUT lamenta profundamente a morte da amiga e companheira Marisa Letícia Lula da Silva, incansável militante das causas sociais e da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Dona Marisa, mulher e mãe – a querida esposa do presidente Lula -, abriu as portas da sua casa para a militância que criou o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores e esteve presente em todos os momentos da construção da luta por um país melhor e mais justo.

Nossa solidariedade à família e aos milhares de amigos que Dona Marisa conquistou nesses 40 anos em que acompanhou todos os passos do presidente Lula, apoiando, aconselhando e se colocando sempre à disposição em todos os momentos de sua vida.

O luto do Lula é o nosso luto.
Você nunca estará sozinho, companheiro!
D. Marisa, presente!
Central Única dos Trabalhadores

Nota da Força Sindical

Nesse momento de triste e profunda dor do companheiro sindicalista de tantas lutas, e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, queremos, acima de tudo, manifestar, em nosso nome pessoal e em nome da Força Sindical, os nossos mais profundos e fraternos sentimentos pela perda de sua esposa, dona Marisa Letícia, mulher guerreira, companheira de lutas e exemplo de esposa e mãe.
Nossos sinceros sentimentos à família.
Um forte e solidário abraço,
Paulo Pereira da Silva, Paulinho
presidente da Força Sindical
João Carlos Gonçalves, Juruna,
secretário-geral da Força Sindical

Nota da CTB

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) externa, nesse momento tão triste e singular, seus mais sinceros sentimentos em solidariedade à família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no início da manhã desta quinta-feira (2), anunciou que Dona Marisa não estava mais entre nós.

Não há dúvida da força que Dona Marisa comprovou ter nestes 43 anos de união com o presidente Lula. Descrita pelo marido, mais de uma vez, como uma “grande mãe italiana”, Lula nunca escondeu a importância dela em sua vida e na luta que travaram juntos.

Nos últimos anos, Marisa enfrentou de cabeça erguida um bombardeio intenso contra todos que mais amava. Foram as mais diferentes e vis ofensas que uma pessoa poderia suportar, e ela resistiu. Resistiu ao lado de Lula e com certeza deixou sua contribuição para os que aqui ficarão e terão que continuar.

Hoje, parte do imenso Brasil está de luto ao lado do presidente. A CTB testemunhou o papel muito bem desempenhado por Dona Marisa, não só como primeira-dama, mas, sobretudo, como companheira nestes últimos oito anos de investida raivosa.

O momento é de tristeza. Tiremos dele energia para lutar com as armas que Dona Marisa sempre revelou usar: o diálogo e a calma.

Força, Lula, estamos ao seu lado agora e sempre.
Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

De Ricardo Patah, presidente da UGT

Lamentamos o falecimento de D. Marisa Letícia Lula da Silva, ex-primeira dama do Brasil, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mulher de fibra, companheira, esposa e mãe, ela esteve ao lado do marido durante toda sua luta sindical e política, principalmente quando ele assumiu a presidência e governou o Brasil. Estamos enlutados, pois Lula, além de sindicalista, é um amigo, e nós nos solidarizamos com o sofrimento da família neste momento.

 

Leia também

Últimas notícias