Transparência

Para deputados do PT, sigilo nas delações da Lava Jato beneficiam governo Temer

Sem divulgar conteúdo das delações do executivos da Odebrecht, presidenta do STF também abre espaço para vazamentos seletivos

Wilson Dias/Agência Brasil

Sigilo abre possibilidade de manipulação das informações sobre o conteúdo das delações

São Paulo – Para os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ), a decisão da ministra Cármen Lúcia, presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter o sigilo das delações de 77 executivos da construtora Odebrecht beneficia a cúpula do governo Temer e abre espaço para vazamentos seletivos para a imprensa. “Seu ato foi tomado pela metade. Além de ter homologado, ela deveria também determinar a quebra do sigilo. Porque já que nada é sigiloso, não vamos criar sigilos artificiais para permitir vazamentos seletivos”, afirmou Wadih Damous. 

Na avaliação de Paulo Pimenta, a decisão de manter o sigilo dos depoimentos da cúpula da Odebrecht pode agravar a crise institucional que o país vive. O deputado recomenda a retirada do sigilo das delações.

“É preciso que ela torne pública as 77 delações. Se isso não ocorrer estaremos diante de um fato inusitado. Conselheiros do Tribunal de Contas da união (TCU), que foram citados nas delações continuarão julgando como se nada tivesse acontecido? Ministros de altas cortes do Poder Judiciário, eventualmente delatados e denunciados continuarão julgando como se não tivessem impedidos?”, questionou Pimenta.

“Só há uma maneira da sociedade brasileira ter tranquilidade: é que este processo seja conduzido com isenção por parte do Ministério Público Federal. É jogando luzes, tornando públicas para que possamos saber e acompanhar o conteúdo dessas delações”, disse o deputado gaúcho.

“Se isso não ocorrer, a Rede Globo vai vazar aquilo que interessa a ela. Os advogados de defesa, a partir das homologações, passarão a pinçar fatos que interessam aos seus clientes. Aí, teremos uma manipulação de informação sobre aquilo que consta nas delações”, lamentou.

Com informações do PT na Câmara

 

Leia também

Últimas notícias