Resistência

Movimento quer ‘um Brasil justo para todos e para Lula’

Evento no centro de São Paulo lança, na próxima quinta-feira, campanha e “amplo movimento” em defesa da democracia, do Estado de direito e do ex-presidente

Felipe Araújo

“Defender o direito de Lula é defender os direitos de todos os brasileiros”, diz movimento

São Paulo – Líderes de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos progressistas lançam nesta quinta-feira (10), às 19h, uma campanha em defesa da democracia, do Estado de direito e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o slogan “Por um Brasil justo para todos e para Lula”, a campanha será lançada na Casa de Portugal, centro de São Paulo.

A organização do movimento divulgou um manifesto, que está circulando para coleta de assinaturas, no qual afirma que o “conjunto de ameaças e retrocessos (ao Estado de Direito) exige uma resposta firme por parte de todos os democratas, acima de posições partidárias”. O evento será o início de um “amplo movimento” pelo país e no exterior, a partir do qual serão organizadas manifestações contra as perseguições a Lula e em defesa da democracia.

“O estado de direito democrático, consagrado na Constituição de 1988, é a mais importante conquista histórica da sociedade brasileira. Na democracia, o Brasil conheceu um período de estabilidade institucional e de avanços econômicos e sociais, tornando-se um país melhor e menos desigual, mas essa grande conquista coletiva encontra-se ameaçada por sucessivos ataques aos direitos e garantias, sob pretexto de combater a corrupção”, diz ainda o manifesto.

Segundo o movimento, hoje, no país, “defender o direito de Lula à presunção da inocência, à ampla defesa e a um juízo imparcial é defender a liberdade, os direitos e a cidadania de todos os brasileiros”.