2º turno

TRE cassa chapa de candidato do PSDB à prefeitura de Belém

Tucano Zenaldo Coutinho realizou propagandas de ações da sua gestão já no período eleitoral, o que é ilegal, pois caracteriza abuso de poder político e econômico

Rúbio Marra/Futura Press/Folhapress

Coutinho obteve 31% dos votos válidos no primeiro turno e o adversário, Edmilson Rodrigues, teve 29,5%

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará cassou hoje (19) a chapa do atual prefeito e candidato à reeleição para a prefeitura de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), e seu vice, Orlando Reis Pantoja (PSB). Segundo a decisão do juiz Antônio Cláudio Cruz, da 97ª Zona Eleitoral, Coutinho realizou propagandas de ações da sua gestão já no período eleitoral, o que é ilegal, pois caracteriza abuso de poder político e econômico. Ele tem três dias para recorrer da decisão.

O tucano disputa o segundo turno do pleito municipal, em Belém, com o candidato do Psol, Edmilson Rodrigues. Segundo pesquisa Ibope divulgada no último sábado (15), Rodrigues lidera a disputa com 52% das intenções de voto, contra 48% do atual prefeito. No primeiro turno, Coutinho teve 31% dos votos e o candidato socialista teve 29,5%.

A situação não altera a realização do pleito de segundo turno. A campanha também deve prosseguir normalmente. Se não houver decisão favorável a Coutinho até o dia da eleição, os votos que ele receber serão considerados inválidos. A assessoria do candidato informou que ainda não foi notificada da decisão.

Leia também

Últimas notícias