monotemáticos

Saúde e segurança marcam disputa no segundo turno em Fortaleza

Atual prefeito, pedetista Roberto Cláudio lidera as intenções de voto com 45%, segundo o Datafolha. Opositor Capitão Wagner tem 36%

Divulgação/Assessorias

No 1º turno, Roberto Cláudio (PDT) obteve 40,81% dos votos válidos, e Capitão Wagner (PR) ficou com 31,15%.

São Paulo – Segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (22), o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), lidera as intenções de voto para o segundo turno da eleição municipal em Fortaleza com 45%. O deputado estadual Wagner Sousa Gomes (PR), o Capitão Wagner, aparece com 36% da preferência dos eleitores. Brancos e nulos somam 12%, e 8% não sabem ou não responderam em quem pretendem votar no próximo domingo (30).

Roberto Cláudio chega ao segundo turno mantendo a estratégia de continuidade dos programas implantados na gestão, em especial na saúde, mas admite haver áreas que precisam de mais investimentos. Seu rival tem como tema base da sua campanha a segurança.

“A área em que eu mais investi e é uma das duas áreas mais reconhecidas pela população onde houve avanços, que é a saúde, é também a área em que mais falta avançar. Na saúde, fizemos muita coisa: duplicamos o PSF (Programa de Saúde da Família), contratamos 360 médicos, abrimos cinco UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), aumentamos 250 leitos, abrimos uma policlínica, mas, feito tudo isso, ainda persistem alguns problemas, como distribuição de medicamentos, filas de exames e consultas e assistência hospitalar”, diz o candidato a reeleição, que obteve 40,81% dos votos válidos no primeiro turno.

Ex-policial militar, Capitão Wagner diz não temer ser rotulado como candidato monotemático sobre a questão da segurança. “A imprensa tem puxado muito o tema segurança pública, os adversários também. Se eles puxam tanto, é porque é um tema importante. Não tem como o gestor da cidade não tratar desse tema com muita responsabilidade, sabendo que trabalhar a segurança pública é fazer o social, é investir em educação, cultura, na ocupação dos espaços públicos, em iluminação pública e não somente investir na Guarda Municipal.”

O atual prefeito tem com como vice Moroni Torgan (DEM), que já foi secretário estadual de Segurança, para fazer frente às propostas do adversário na área. “Moroni será um vice muito atuante, nos ajudará, nos aconselhará, trabalhará muito fortemente na condução de forma intersetorial das ações que dizem respeito à violência em Fortaleza.”

Já Wagner, que conquistou 31,15% dos votos válidos no primeiro turno, tenta partir da segurança para ampliar os temas em discussão. “Na verdade, o cidadão hoje é violentado de diversas formas: quando ele vai ao posto de saúde e não encontra o medicamento, quando ele está na emergência do hospital e é atendido no corredor, numa maca. Então, a violência não é só a violência da segurança pública, mas na educação, na cultura, na saúde.”

Roberto Cláudio conta ainda com expressivo apoio na Câmara dos Vereadores. Das 43 cadeiras, sua coligação conquistou 31. Wagner, por outro lado, aposta na sua passagem pela Câmara (foi vereador por dois anos) para estabelecer o diálogo necessário para a aprovação de projetos de interesse do Executivo.

Com informações da Agência Brasil


Leia também

Últimas notícias