PTxPSB

Recife terá disputa no segundo turno entre atual e ex-prefeito

Resultado já era esperado, mas início das apurações causou incerteza, por causa do crescimento do terceiro colocado, o tucano Daniel Coelho

Facebook/Reprodução

Geraldo Julio busca a reeleição, enquanto João Paulo quer ser eleito pela terceira vez na cidade

Brasília – Os recifenses confirmaram, com a ida às urnas neste domingo (2), a disputa para a prefeitura no segundo turno, conforme previsto pelas pesquisas, entre o atual prefeito, Geraldo Julio (PSB) e o ex-prefeito por duas gestões João Paulo (PT), atual deputado federal. Com a apuração finalizada, Geraldo ficou com 49,34% dos votos válidos e João Paulo, com 23,76%. A capital pernambucana tem 1.119.245 eleitores. As abstenções representaram 11,31%.

No início das apurações, o resultado do segundo turno ficou incerto, com o crescimento do terceiro candidato mais votado, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), que chegou perto de João Paulo. Com a continuidade da contabilização das urnas, a situação de Coelho estagnou e ele terminou com 18,59% dos votos válidos.

Coelho foi seguido pela candidata Priscila Krause (DEM), que teve 5,43% dos votos válidos, e Edilson Silva (Psol), que registrou 2,10%. Os demais candidatos apresentaram percentual abaixo de 1%.

Geraldo Julio é técnico concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Até 2012 nunca tinha sido político – quando teve sua candidatura apresentada pelo então governador Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes e presidente nacional do PSB – morto em 2014 –, foi chamado por muitos de “poste”.

Este ano, mesmo contando com o apoio do governo estadual e da família Campos, ele usou como boa parte da sua campanha divulgações sobre realizações de sua administração nos últimos anos.

Julio é candidato pela Frente Popular do Recife – coligação da qual fazem parte, além do PSB, um grupo grande de legendas: PCdoB (que nacionalmente é aliado do PT), o PMDB do deputado e ex-governador Jarbas Vasconcelos – considerado mais tucano do que peemedebista – e os partidos PRTB, PPL , PSC, PR, PMB, PTC, PP, PPS, PSD, PDT, PRP, SD, Rede, PSDC, Pros, PHS e PEN.

João Paulo, economista que iniciou a vida política com participação na Ação Católica Operária (ACO), sempre foi atrelado aos movimentos sociais e participou do PT desde a criação da sigla. Ele foi prefeito de Recife por duas vezes e deixou o cargo com boa popularidade. É candidato na chapa intitulada Recife Pela Democracia, formada por cinco partidos (PT, PRB, PTN, PTdoB e PTB).

Os registros do TSE contabilizam ainda 7,78% de votos nulos e 4,23% em branco.

Pernambuco

Já no estado de Pernambuco, 6,5 milhões de pessoas votaram das 8h às 17h em todos os municípios. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registrou a prisão de 53 pessoas, entre as quais três candidatos a vereador nos municípios de Jaboatão dos Guararapes , João Alfredo e Santa Maria da Boa Vista, por indícios de boca de urna e compra de votos.

O tribunal ainda ainda divulgou que 138 urnas eletrônicas apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas ao longo do dia. Além disso, falhas no sistema de energia causaram problemas para seções instaladas em determinadas localidades.