eleições 2016

Manaus segue para segundo turno entre candidatos do PSDB e do PR

Buscando a reeleição, o tucano Artur Virgílio Neto foi o mais votado na capital amazonense, com 35,28% dos votos válidos, seguido por Marcelo Ramos, com 24,81%

Facebook/Reprodução

Artur Virgílio Neto (PSDB) buscará reeleição no segundo turno. Vai enfrentar Marcelo Ramos (PR)

São Paulo – A capital do Amazonas também escolherá seu prefeito no segundo turno. Com 97,77% dos votos apurados, o candidato à reeleição, o tucano Artur Virgílio Neto, lidera com 35,19 dos votos válidos, seguido por Marcelo Ramos (PR), com 24,87%. O terceiro colocado é Silas Câmara (PRB), com 11,13%

O resultado confirmou as intenções de votos traçadas durante a campanha. De acordo com a mais recente pesquisa, realizada pelo Ibope e divulgada em 16 de setembro, o candidato tucano liderava com 42%, seguido por Ramos, com 20%. Para efeitos de análise no segundo turno, Neto é o que possui maior rejeição, com 29% de entrevistados que disseram não votar no candidato do PSDB.

O atual prefeito vem de larga carreira política. Diplomata formado pelo Instituto Rio Branco, filho de politico, Neto foi prefeito da capital amazonense ainda em 1989. Sua atuação política ainda conta com dois mandatos de deputado federal e um de senador da República. No último pleito à prefeitura, em 2012, venceu a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB, em segundo turno.

Também concorreram os candidatos Henrique Oliveira (SD), Hissa Abrahao (PDT), José Ricardo (PT, que está em quarto, com 10,99%), Luiz Castro (Rede), Queiroz (PSOL), Serafim Corrêa (PSB) e Silas Câmara (PRB).

Com 1.257.126 eleitores, Manaus tem 8,60% de abstenção. Os votos em branco somam 3,77% do total e os nulos, 6,04%.

Leia também

Últimas notícias