ativismo

FNDC fará ato na Câmara para marcar 25 anos de fundação

Fórum Nacional de Democratização da Comunicação recebe parlamentares, integrantes e entidades diversas da sociedade civil contra ameaças à liberdade de expressão

CC / Felipe Cabral

Brasília – O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) programa ato público para amanhã (18), na Câmara dos Deputados, que reunirá parlamentares, representantes da sociedade civil e movimentos sociais diversos para marcar os 25 anos de ativismo da entidade. No evento também será lançada uma campanha nacional de denúncias de ameaças e violações à liberdade de expressão no país observadas nos últimos tempos, sobretudo a partir da abertura do processo de impeachment da presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Criado em 1991, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) congrega entidades da sociedade civil brasileira para enfrentar os problemas da área e, atualmente, possui mais de 520 entidades filiadas – entre associações, sindicatos, movimentos populares, organizações não-governamentais e coletivos. Está organizado em quase todo o território nacional, por meio de 19 Comitês Regionais pela Democratização da Comunicação.

Conforme coordenadores do movimento, “momentos difíceis são também aqueles que gestam mudanças históricas e sociais”. Motivo pelo qual, afirmam que “como o país está sob os efeitos de um golpe que se consolida a cada dia, mais do que resistir, a única saída possível é denunciar e mobilizar para a transformação”.

“O FNDC é um dos mais importantes legados da luta pela democracia no Brasil, e seus 25 anos são um marco importante para reafirmar a incessante luta por direitos e democracia, porque sem um não há outro”, destaca nota oficial do fórum.

Os integrantes do movimento também afirmam que um dos alvos preferenciais dos setores mais retrógados da sociedade brasileira tem sido a liberdade de expressão. Motivo pelo qual eles têm acompanhado e “denunciado veementemente as iniciativas de cerceamento do direito constitucional à livre manifestação do pensamento e ao direito à informação”.

São estas iniciativas que será abertas a discussão junto aos deputados e senadores, a partir da próxima semana. O ato está programado para acontecer no salão nobre da Câmara, a partir das 16h. Contará, também, com a participação de entidades e personalidades históricas da luta por uma mídia democrática.