eleições 2016

Diap divulga lista de deputados e senadores eleitos

De 83 congressistas candidatos, dez foram eleitos em primeiro turno e 17 disputarão o segundo. Em 2012, 92 parlamentares concorreram e 25 venceram

arquivo/ebc

Dos dez deputados eleitos em primeiro turno, seis são do Sudeste, três do Nordeste e um do Sul

São Paulo – As eleições municipais disputadas no domingo (2) contaram com a participação de 83 membros do Congresso Nacional. De acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), dez deles foram eleitos em primeiro turno e 17 disputarão segundo turno. Foram 81 deputados candidatos e apenas dois senadores: Marta Suplicy (PMDB-SP), derrotada, apareceu na quarta posição com apenas 10,14% dos votos válidos, e Marcelo Crivella (PRB), que disputará contra Marcelo Freixo (Psol) a prefeitura carioca.

Dos dez deputados eleitos, seis são do Sudeste, três do Nordeste e um do Sul. Os dados apontam para uma ligeira queda de parlamentares nas disputas municipais. A rejeição à classe política, que embalou campanhas, como a vitoriosa de João Doria (PSDB) em São Paulo, pode ser um fator de influência neste quadro. Em 2012, foram 92 parlamentares na eleição. Desses, 25 alcançaram as prefeituras de suas cidades.

Veja a lista completa do desempenho dos parlamentares nas eleições municipais de 2016:

Eleitos em 1º Turno

Disputam o 2º Turno

Não eleitos