representatividade

Em Belo Horizonte, feminista negra é eleita vereadora com maior número de votos

Arquivo Pessoal/Facebook Áurea é feminista e uma das fundadoras do Fórum das Juventudes da Grande Belo Horizonte São Paulo – Desde 2012 com apenas uma mulher, a Câmara Municipal de […]

Arquivo Pessoal/Facebook

Áurea é feminista e uma das fundadoras do Fórum das Juventudes da Grande Belo Horizonte

São Paulo – Desde 2012 com apenas uma mulher, a Câmara Municipal de Belo Horizonte terá a partir do ano que vem quatro novas vereadoras na Casa, entre elas, a candidata mais votada na capital mineira, Áurea Carolina (Psol). Com 17.420 votos, ela vai para seu primeiro mandato na Câmara.

Negra e feminista, Áurea é uma das fundadoras do Fórum das Juventudes da Grande Belo Horizonte. Um dos compromissos de campanha é doar parte do salário de vereadora e da verba de gabinete para ações sociais. “Será um mandato de muito diálogo, de participação aberta com os movimentos sociais com essas forças que estão lutando pelo direito à moradia, pelos direitos das mulheres, da população negra. Além de tudo, um mandato educativo para nós formularmos uma reflexão crítica sobre a cidade.”

As outras três candidatas eleitas na capital mineira foram Marilda Portela (PRB), com 8.457 votos, Nely do Valdivino (PMN), com 4.765, e Cida Falabella (Psol), com 3.454.

Além de Belo Horizonte, outra capital em que cresceu o número de vereadoras foi São Paulo. A partir do ano que vem serão 11 mulheres ocupando parte das 55 vagas da Câmara paulistana. Atualmente, são só cinco representantes femininas na Casa.

Por outro lado, em todo o Brasil o número de mulheres eleitas como prefeitas diminuiu ligeiramente: apenas uma em cada dez candidatos eleitos são do sexo feminino, o que representa 11,6% do total. Em 2012, esse índice era de 11,9%.

Assista a reportagem da Rede Minas, na TVT: