eleições 2016

Belém terá segundo turno entre PSDB e Psol

Com mais de 90% das urnas apuradas, Zenaldo Coutinho (PSDB) aparece à frente, com 30,95% dos votos válidos. Na segunda posição, completando o segundo turno, Edmilson (Psol), com 29,69%

Facebook/Reprodução

Edmilson é deputado federal, e já foi prefeito da capital do Pará; Zenaldo busca a reeleição

São Paulo – Com 93,27% das urnas apuradas, Belém já tem definido os candidatos à prefeitura que disputarão o segundo turno. Mesmo com a definição, a disputa na liderança segue acirrada. À frente, Zenaldo Coutinho (PSDB), com 30,95% dos votos validos, seguido por Edmilson (Psol), com 29,69%. A terceira posição é de Éder Mauro (PSD), com 16%.

Zenaldo Coutinho concorre à reeleição, em uma coligação formada por 15 partidos, tendo como candidato a vice Orlando Reis (PSB). Já Edmilson é uma das grandes apostas do Psol nestas eleições, em uma coligação formada por mais seis partidos, entre eles o PMDB.

Edmilson é deputado federal, e já foi prefeito da capital do Pará de 1997 a 2004, além de ter atuado por dois mandatos como deputado estadual. Formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o candidato de esquerda possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), sendo consagrado o deputado mais bem votado do estado nas eleições de 2014.

A última pesquisa Ibope divulgada em Belém, no dia 1º de outubro mostrou um resultado bem diferente do notado nas urnas. Edmilson aparecia à frente, com 33% das intenções de voto, seguido por Zenaldo com 23% e Éder, com 20%. A disputa na cidade envolveu dez candidatos. A capital tem 1.439.561 habitantes, dos quais 1.043.219 eleitores.

Além dos candidatos citados, completam o quadro dos candidatos Ursula Vidal (Rede), Regina Barata (PT), Lelio Costa (PCdoB), Cleber Rabelo (PSTU) e Professor Ivanildo (PRTB).

Leia também

Últimas notícias