democracia

‘Se enganam os que pensam que podem acabar com o PT’, diz Lula, após voto

Ex-presidente afirmou que partido irá surpreender nas eleições. 'O jogo da eleição não define a história de um partido, mas o momento da eleição'

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Marisa, Tarcísio, Lula e Marinho, após voto do ex-presidente em São Bernardo: partido vivo e atuante

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou no início da tarde de hoje (2) em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, acompanhado da esposa, Marisa Letícia, do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), do prefeito Luiz Marinho e do candidato à prefeitura pelo partido, Tarcísio Secoli. Ele afirmou que o PT vai surpreender nas eleições, mas caso não ganhe algumas prefeituras esperadas é uma situação natural do jogo político, e que a legenda está vivendo uma guerra principalmente por parte da imprensa.

Ao chegar ao local de votação, Lula foi recebido com aplausos e algumas vaias. Ele afirmou que todos os partidos estão passado por crises. “Acho que o PT vai surpreender nessa eleição, mas perder e ganhar faz parte do jogo. O jogo da eleição não define a história de um partido, mas o momento da eleição”, disse aos jornalistas após votar.

“Estamos em uma guerra da imprensa contra o PT que já dura sete anos. Pesquisas apontam o PT como legenda preferia do eleitorado brasileiro. Se enganam os que pensam que podem acabar com o PT. Nunca tive a imprensa a favor de mim, nunca sai em uma capa favorável e sobrevivi”, afirmou. “Aparece um procurador (Deltan Dallagnol, que o acusou de ser o principal nome da Operação Lava Jato) e faz uma denúncia pífia, dizendo que tem convicções (mas não tem provas). Eu também tenho convicções e fico tranquilo, porque a história não é escrita em um minuto. Às vezes demora meio século, às vezes cem anos, mas a história vai ser construída verdadeiramente.”

Questionado sobre se a Operação Lava Jato poderia influenciar o resultado das eleições, Lula disse que acredita que isso pode ocorrer em algumas cidades, mas não no resultado geral. “Nas cidades médias e pequenas os eleitores votam muito em função da obra na sua rua, da escola do seu bairro”, afirmou.

Em São Bernardo, Lula falou sobre o candidato petista, Tarcisio Secoli, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. “Conheço Tarcísio desde o tempo da Mercedes-Benz e sei o que ele pode realizar. É preciso colocar quem pensa no povo e quem pensa na cidade “, disse. “Não vote no ódio que você tem por alguém, mas pelo que você quer para seus filhos.”

Sobre a eleição de São Paulo, Lula afirmou que o atual prefeito, Fernando Haddad, é “um orgulho para a cidade” e que o município “não pode correr o risco de jogar isso fora para trocar por um aventureiro”, em alusão à campanha do tucano João Doria. “Eu não vou falar de convicção, tenho certeza que Haddad é um orgulho”, afirmou o ex-presidente.

Lula criticou a gestão do presidente Michel Temer. “Sabe o que está faltando no Brasil hoje? Voltar a colocar o pobre no orçamento. Quando o pobre puder voltar a andar de avião e comprar suas coisas, a indústria voltará a produzir, as pessoas voltam a ter emprego e o país volta a crescer”, afirmou. “Quanto mais ódio se estimula contra mim, mais amor se cria. É por isso que surpreende de vez em quando se faz pesquisas sobre mim. Só tem um jeito de tentar me parar, que é evitando que eu ande pelo Brasil. Esse país aprendeu a tomar café, almoçar e jantar, aprendeu a entrar na universidade e não quer voltar atrás.”

Leia também

Últimas notícias