procuradores

OAB critica ‘espetáculo’ da Lava Jato contra Lula

Com falta de novas provas, apresentação dos promotores do MPF causou polêmica e virou motivo de piada na internet

reprodução/TV

Sem fato novo ou provas, apresentação dos promotores da Lava Jato foi criticada por espetacularização

São Paulo – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, criticou ontem (15) o espetáculo de pirotecnia promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) na apresentação da denúncia contra o ex-presidente Lula.

“O processo é formal e guarda ritos. Não pode ser objeto de um espetáculo. Isso me preocupa. É preciso aprimorar esse procedimento”, disse o advogado em entrevista à Rádio Estadão.

Em clara antecipação de juízo de valor, os procuradores da Lava Jato rotularam o ex-presidente Lula como “comandante máximo” do esquema de corrupção que envolve a Petrobras. Em denúncia que carece de provas, conforme apontaram juristas, as acusações se basearam em uma apresentação de power point que virou piada na internet.

Segundo Lamachia, “há um prejuízo” para quem está sendo acusado quando a apresentação do processo não é conduzida de maneira formal. “Me preocupo quando temos algumas manifestações que tomam um contexto muito fora do que nós, advogados, estamos acostumados no processo judicial”.