sem representatividade

Disputa pela prefeitura de Manaus terá nove candidatos; todos são homens

Em 2016, estão aptos a votar nas eleições de Manaus cerca de 1,2 milhão de cidadãos. Conheça os perfis dos candidatos

Reprodução/EBC/Facebook

Arthur Neto busca reeleição; José Ricardo é deputado estadual pelo PT; Marcelo Ramos tem a segunda maior chapa

Brasília – A disputa pela prefeitura de Manaus terá nove candidatos, todos homens. A capital manauara se une a Porto Velho (RO), Maceió (AL) e Vitória (ES) na lista das cidades que não têm mulheres concorrendo ao pleito. Atualmente, o Executivo local tem à frente o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), que busca a reeleição.

Em 2016, estão aptos a votar nas eleições de Manaus cerca de 1,2 milhão de cidadãos. Os eleitores poderão escolher entre nove candidatos: Arthur Neto (PSDB), Henrique Oliveira (SD), Hissa Abrahao (PDT), José Ricardo (PT), Luiz Castro (Rede), Marcelo Ramos (PR), Queiroz (PSOL), Serafim Corrêa (PSB) e Silas Câmara (PRB).

Candidato pela coligação Por Uma Só Manaus (que abrange as siglas PSL / PP / PMDB / PTN / PHS / PSDB / PV / PPL / PTB / PRP), Arthur Neto venceu as eleições de outubro de 2012 após ir a segundo turno com a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB. Antes disso, já havia sido senador do Amazonas de 2003 a 2011, deputado federal de 1995 a 2003 e prefeito de Manaus de 1989 a 1993. Como vice, a chapa traz o peemedebista Marcos Rotta.

Outros nomes

Já o advogado e professor universitário Marcelo Ramos concorre por meio da coligação Mudança Para Transformar (PR / PT do B / PTC / PEN / PSD / PROS / DEM). Especializado em direito trabalhista, Marcelo foi vereador na Câmara Municipal de Manaus e deputado estadual de 2011 a 2015. A chapa tem como vice Josué Neto, filiado ao PSD.

Sem coligação, o atual deputado estadual pelo Amazonas Serafim Corrêa também concorre à prefeitura de Manaus. Exercendo o atual cargo desde 2015, sua carreira política começou quando foi eleito vereador em Manaus em 1988. Além disso, Corrêa já ocupou a cadeira da prefeitura da capital amazonense de 2005 a 2008. O candidato tem como vice Cristiane Balieiro, do PSB.

Já a candidatura de Henrique Oliveira (SD) faz parte da coligação Pra Manaus Vencer (PMB / SD / PRTB). O político, apresentador de televisão e radialista, com atuação no estado do Amazonas, é o atual vice-governador do estado e ocupou o cargo de deputado federal no período 2011-2014. Foi candidato à prefeitura de Manaus nas eleições municipais de 2012 pelo PR, obtendo o terceiro lugar na disputa com 16,46% dos votos. Oliveira traz como vice Alessandro Bronze (PRTB).

Também na disputa está o economista Hissa Abrahao, empresário e atualmente deputado federal pelo estado do Amazonas. Apesar de ter sido eleito pelo PPS, hoje Abrahao está filiado ao PDT. O parlamentar e candidato foi conselheiro do Conselho Regional de Economia do Amazonas entre 2007 e 2009. Elegeu-se vereador em Manaus nas eleições municipais de 2008. Posteriormente, concorreu ao governo do Amazonas nas eleições estaduais de 2010, mas não foi eleito. Ele disputa a vaga pela coligação Novas Ideias, Novo Caminho (PDT/PSDC)  e tem como vice Adjuto Afonso, do PDT.

Ainda na lista de postulantes à cadeira da prefeitura amazonense está o representante da coligação Compromisso com o Povo (PT / PCdoB) José Ricardo Wendling e seu vice, Yann Evanovick. O candidato do PT exerce, atualmente, mandato como deputado estadual.

Estreante na disputa pela prefeitura da capital amazonense, Luiz Castro (Rede) já foi prefeito por duas vezes em Envira, município a 671 quilômetros de Manaus. O candidato representa a coligação Sim, É Possível (Rede / PMN) e tem como vice Aglei Junior (PMN).

Na coligação Manaus por Nós: Construindo o poder popular (Psol / PCB), Marcos Queiroz (PSOL) vai concorrer à prefeitura tendo como vice Taly Nayandra. O professor de ensino médio não declarou bens em seu cadastro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A coligação Somos todos Manaus (PRB/PSC) tem o deputado federal Silas Câmara como candidato. Presidente estadual do PRB, Câmara é bacharel em ciências teológicas, graduando do curso de direito e atualmente exerce o quinto mandato de deputado federal pelo Amazonas. Seu vice é o Coronel Amadeu, do PSC.