rio 2016

Juca Kfouri ao COB: ‘Cinismo, covardia e ingratidão por não mencionar Lula’

Em vídeo, o jornalista lembra da vitória do ex-presidente em Copenhague, quando defendeu a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, ante tentativas frustradas de Collor e Itamar

COI (2009)

Lula defendeu o Brasil e saiu vitorioso contra Obama, que representava sua cidade natal, Chicago

São Paulo – Em vídeo gravado ontem (23) para o Blog do Fernando Morais, Nocaute, o jornalista Juca Kfouri disparou contra o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. “Não ter feito nenhuma menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nem no encerramento e nem na abertura, é de um cinismo, de uma covardia e de uma ingratidão a toda prova.” O Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos em 2009, após defesa de Lula em Copenhague.

“Até eu, que fui contra a realização dos Jogos, por achar que primeiro temos que ter uma política esportiva de verdade, até eu sei que se não fosse por Lula não haveria olimpíada no Brasil. Tanto que tentou-se nos governo Collor e Itamar, com Brasília, depois o FHC tentou também com o Rio. Nada aconteceu. Eles eram os presidentes, mas por trás os mesmos de sempre: Nuzman, Havelange, essa gente”, completou.

Na vitória da campanha de Lula pela realização dos Jogos no Rio, o ex-presidente concorreu contra Tóquio, sede dos jogos de 2020, Madri e Chicago, que contou com a defesa do presidente Barack Obama. “O que aconteceu em 2016? O que foi diferente das outras tentativas? A figura de Lula que foi à Copenhague e, falando em português, ganhou os votos do mundo”.

Também ontem, Lula publicou um vídeo em suas redes sociais falando sobre o tema. O ex-presidente não poupou elogios à realização dos jogos nem ao povo brasileiro. “É aquilo que dizíamos em Copenhague 2009, o melhor do Brasil é o povo brasileiro. E o povo, mais uma vez, deu espetáculo na abertura, no encerramento, na cortesia, no tratamento e na generosidade. Isso é extremamente importante: estamos preparados para fazer qualquer grande evento do planeta”, disse.

“O encerramento dos Jogos mostrou o país em toda a sua plenitude, inclusive com forró, com música de Luiz Gonzaga, e terminou como as coisas terminam no Brasil: com um belo samba, com muita gente bonita dançando e com muita alegria. Eu realizei um sonho e acho que todos que trabalharam realizaram um sonho de mostrar o Brasil para o mundo, em toda sua grandeza e competência”, completou Lula.

Leia também

Últimas notícias