eleições 2016

‘E a responsabilidade fiscal, onde fica?’, pergunta Renato Janine Ribeiro a Russomanno

Ex-ministro da Educação criticou proposta de Celso Russomanno, que disse querer reduzir a arrecadação e o valor venal dos imóveis em São Paulo durante debate dos candidatos na TV Band

divulgação / TV Band

Russomanno durante debate de ontem (23) na TV Band: ideias sem atentar para a responsabilidade fiscal

São Paulo – “E a responsabilidade fiscal, onde fica?”, perguntou hoje (23) o ex-ministro da Educação e professor de Ética e Filosofia Política da USP Renato Janine Ribeiro, em sua página no Facebook, sobre propostas dos candidatos à prefeitura de São Paulo, destacadas ontem (22) durante debate na TV Band. O candidato Celso Russomanno (PRB) propôs reduzir a arrecadação e rebaixar o valor venal dos imóveis, “inclusive em áreas ricas”, afirma o professor. A candidata Marta Suplicy (PMDB) também propôs gastar mais.

Janine fez ainda dois rankings, um de qualidade e outro que chamou de “impacto político”. No primeiro, destacou o desempenho do prefeito e candidato à reeleição Fernando Haddad (PT), que, segundo o professor, soube evitar a demagogia ao longo do debate, “sem ser professoral”. Como exemplo, citou a fala sobre a inspeção veicular, ressaltando que essa prática numa cidade só faz os veículos serem licenciados em outras cidades, e derruba a arrecadação do IPVA.

A inspeção veicular foi adotada na cidade pelo antecessor de Haddad, o prefeito Gilberto Kassab, que institucionalizou a inspeção por meio da criação de uma empresa chamada Controlar. “Eu tive muito trabalho para botar a Controlar para fora, com um contrato condenado em Segunda Instância pelo Tribunal de Justiça por suspeita de corrupção. Essa taxa não trouxe melhoria ao meio ambiente, como mostram dados da Cetesb”, disse Haddad.

“É um equivoco adotar inspeção veicular numa cidade, ou se adota no estado ou é melhor não adotar. Porque os carros vão ser licenciados fora de São Paulo, como aconteceu durante a vigência da inspeção do Kassab, que a Marta e o (João) Doria (Júnior,PSDB) querem reintroduzir”, disse Haddad.

“No mundo todo a inspeção é estadual ou nacional, para evitar perda de frota de uma cidade para outra. São Paulo, com a inspeção do Kassab, perdeu R$ 1,5 bilhão de recursos do IPVA. Quem ganhou foram as cidades vizinhas que receberam uma frota”, completou.

Em sua página no Facebook, Renato Janine Ribeiro também criticou o candidato tucano, João Doria Júnior, a quem chamou de “samba de uma nota só” por seu empenho em criticar o tempo todo o Partido dos Trabalhadores. Janine também comentou que o Tucano “diz qualquer coisa”. “E diz sem se envergonhar.”

Já no ranking de “impacto político”, Janine destacou o desempenho de Marta: “Começou fraca, mas cresceu, retórica de primeira”. Disse também que Haddad poderia “limpar” um pouco a fala, e que Doria aposta no sentimento antipetista.

Saiba mais:

Leia também

Últimas notícias