Impeachment

Líder do PT pedirá a Lewandowski que adie votação de relatório de Anastasia

Para senador Humberto Costa, impeachment de Dilma não pode ser votado “enquanto Temer, envolvido em tantas denúncias, assume lépido e fagueiro a presidência da República”

Geraldo Magela/Agência Senado

Para Cosat, situação de que Temer é acusado é muito mais grave do a acusação que se tem contra a presidenta Dilma

Brasília – O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que as legendas que apoiam a presidenta Dilma Rousseff pedirão ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, a suspensão da sessão programada para amanhã (9), para votar a pronúncia do processo de impeachment. A alegação é que não é possível esse processo ser votado diante de tantas denúncias feitas contra o presidente interino, Michel Temer, nos últimos dias.

Costa afirmou que é de se estranhar que a presidenta Dilma Rousseff, que está sendo julgada por suposta violação a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao cometer as chamadas “pedaladas”, na assinatura de decretos de crédito suplementar e no plano de safra, nunca foi citada em delação premiada por receber recursos no Palácio do Planalto nem no Palácio da Alvorada negociados por meio de caixa 2. “Enquanto Temer, que foi acusado de ter recebido R$ 10 milhões no período eleitoral pela maior empresa do país, a Odebrecht, está sentado lépido e fagueiro no cargo de presidente interino da República”.

O líder disse que não está afirmando que as denúncias – feitas nos últimos dias por meio de delação premiada por parte de executivos da Odebrecht –, sejam verdadeiras. “Mas defendo que se investigue o que está acontecendo antes de ser votado processo referente ao afastamento da presidenta. Porque, à luz das comparações, é uma situação muito mais grave o que se tem contra o presidente em exercício”, ressaltou.

O senador pernambucano afirmou ainda que a bancada que hoje faz oposição ao governo provisório pretende discutir amplamente o tema com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o presidente do STF – Lewandowski será, na sessão de amanhã, quem conduzirá os trabalhos. Costa acrescentou que se for necessário, a sessão será adiada para que antes sejam apuradas as denúncias feitas contra Temer.

Leia também

Últimas notícias