O inacreditável

Cristovam Buarque cita quatro razões pelo impeachment, mas só uma ‘dá pra acreditar’

Em vídeo, senador elenca motivos que ele mesmo diz não serem válidos para justificar o impeachment

Roque de Sá/Agência Senado

Considerado durante algum tempo como indeciso, Cristovam Buarque justifica voto com motivos frágeis

São Paulo – O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) declarou hoje (29) ter quatro motivos para votar a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Curiosamente, ele mesmo reconheceu que dois desses motivos “não seriam legais” para justificar o impeachment e o outro é um “desejo pessoal”.

Segundo o senador, a primeira razão é “por causa do fracasso do governo, das narrativas falsas, da manipulação das informações, do dinheiro irresponsavelmente gasto”. A segunda deve-se “ao risco do futuro”. “Acho uma temeridade a volta da presidenta Dilma sem base parlamentar, sem rumos na economia”, afirmou, em vídeo divulgado no site do Senado Federal. Logo a seguir, entretanto, ele reconheceu: “Se fossem só essas duas coisas, seria desejável o impeachment, mas não seria legal o impeachment.”

Então, Cristovam Buarque abordou o terceiro motivo, ainda assim reconhecendo ser dúbio. “Temos base legal. Mesmo que haja discordância, dá pra acreditar”, disse.

Por fim, o senador evocou simplesmente um desejo pessoal. “Acho que vai ser bom para as esquerdas, na oposição, se reciclarem. A gente precisa de uma esquerda que volte a formulações, utopias, que o PT e a esquerda perderam”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias