período eleitoral

Maia quer três dias de trabalho por semana para os deputados em agosto

Presidente da Câmara vai pedir aos líderes que garantam quórum para votações de segunda a quarta-feira

Wilson Dias/Agência Brasil

‘Ideal é que deputados possam estar presentes para que a gente possa trabalhar segunda, terça e quarta’, disse Maia

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (19) que pretende pedir aos líderes das bancadas para que garantam presença mínima para as votações durante três dias por semana no próximo mês. Maia deve se reunir com os líderes em almoço na próxima segunda-feira (25) para definir o esquema de trabalho.

Durante o mês de agosto, os estarão envolvidos com as eleições municipais, cuja campanha tem início autorizado a partir de 16 de agosto. As convenções partidárias, nas quais serão oficializadas as candidaturas, ocorrem até 5 de agosto

Durante esse período, Maia pretende colocar na pauta de votação projetos prioritários para o governo interino de Michel Temer, dentre eles, a renegociação da dívida dos estados e a desobrigação da Petrobrás participar em todos os projetos do pré-sal.

“O ideal é que os deputados possam estar presentes para que a gente possa trabalhar segunda, terça e quarta, para que depois os deputados possam cumprir sua missão eleitoral de ir nos últimos dias de convenções”, disse Maia, após café da manhã com Rogério Rosso (DF), segundo colocado nas eleições para a presidência da Câmara e líder do PSD.

Sobre eventual votação em plenário da cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha, o presidente da Câmara afirmou que será levada a plenário somente quando houver “quórum adequado”, sem especificar data.

No momento, cinco medidas provisórias trancam a pauta da Câmara, entre elas, uma que concede ajuda financeira emergencial a estados e municípios; duas que abrem créditos extraordinários para o Ministério do Esporte e para a Justiça Eleitoral; e uma que prorroga o prazo de dispensa na revalidação de diplomas de médicos estrangeiros participantes do Programa Mais Médicos.

Leia também

Últimas notícias