mandato-tampão

Waldir Maranhão marca eleição de sucessor de Cunha para o dia 14

O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos. Se isso não ocorrer, haverá segundo turno

memória/ebc

Regimento Interno determina que o novo presidente deve ser escolhido em até cinco sessões plenárias

Brasília – O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), convocou para a próxima quinta-feira (14), às 16h, sessão extraordinária para a eleição do novo presidente da Casa. A decisão foi lida hoje (7) pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que presidiu a sessão de debates. Os pretendentes ao cargo deverão apresentar as suas candidaturas até as 12h do dia 14.

Segundo a Agência Câmara, a eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. É preciso que a maioria absoluta dos deputados esteja presente à sessão (257 dos 513 parlamentares que compõem a Casa). O novo presidente será eleito em primeiro turno caso obtenha a maioria absoluta dos votos. Se isso não ocorrer, será realizado um segundo turno entre os dois mais votados, quando se exige apenas maioria simples dos votos.

O regimento interno determina que o novo presidente deve ser escolhido no prazo de até cinco sessões plenárias. Ele vai substituir Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – que renunciou à presidência hoje. O próximo presidente da Câmara ocupará o posto até fevereiro de 2017, quando haverá nova eleição.

Ao renunciar, Cunha agradeceu “a Deus por ter presidido a Câmara dos Deputados do meu país”. Ele adotou um discurso de vítima e disse que foi perseguido por ter dado início ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Com informações da Agência Brasil


Leia também

Últimas notícias