senado

Romário renuncia a cargo na comissão do impeachment do Senado

Agência Senado Comissão especial analisará o mérito do impeachment: Romário renunciou do colegiado e Vânia, assume Brasília – A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) foi eleita ontem (1º), em votação simbólica, […]

Agência Senado

Comissão especial analisará o mérito do impeachment: Romário renunciou do colegiado e Vânia, assume

Brasília – A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) foi eleita ontem (1º), em votação simbólica, integrante da comissão especial do Senado que analisa o mérito da denúncia por crime de responsabilidade contra a presidenta afastada Dilma Rousseff. Ela substitui o colega de partido senador Romário (RJ), que apresentou hoje pedido de renúncia do colegiado.

A comissão é formada por 21 membros titulares e 20 suplentes. Após a aprovação da admissibilidade do pedido de impeachment, no dia 12 de maio, a comissão passou a ter caráter processante. Nessa fase, a condução do processo de impeachment está a cargo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Dessa forma, o presidente do STF passa a ser a última instância recursal para resolver dúvidas e questionamentos. Assim, em questões de ordem apresentadas pela base de apoio a Dilma, por exemplo, caso a resposta de Lira seja negativa, os senadores poderão recorrer a Lewandowski.