senado

Vannuchi: bastam mais dois senadores para derrubar o impeachment

Em entrevista ao 'Seu Jornal', da TVT, cientista político critica as tentativas de cerceamento da defesa da presidenta Dilma Rousseff frente às fragilidades que tomam conta do governo interino de Temer

reprodução

Vannuchi no estúdio da TVT: ministros de Temer com problemas na Justiça e tentativa de frear a Lava Jato

São Paulo – “O Anastasia é pau-mandado do Aécio, só foi governador de Minas Gerais porque o Aécio o fez governador e possivelmente o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, vai barrar”, afirmou ontem (2) o cientista político Paulo Vannuchi ao Seu Jornal, da TVT. Ele analisou a atuação do relator da comissão especial do impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que rejeitou requerimentos da defesa de Dilma, que pediam a inclusão, como provas, das gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, de conversas com líderes do PMDB em período que precedeu o afastamento da presidenta. As gravações constam de delação premiada de Machado.

“O pano de fundo, que está nos jornais, diz que pelo menos três senadores que votaram pela admissão do processo começam a anunciar que no mérito vão votar contra o impeachment. Então basta mais dois senadores seguirem esse caminho. Os três senadores são Romário (PSB-RJ), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Cristovam Buarque (PPS-DF)”, destacou Vannuchi. “O nervosismo é muito grande, há um bate-boca no Senado porque é balanço de três semanas de governo Temer”, acrescentou, com críticas às fragilidades do governo interino.

“Um ministério de homens conservadores, sem mulheres, sem pessoas com a cor brasileira da África, de três, quatro ou meia dúzia de pessoas que têm graves problemas na Justiça – dois já caíram (Romero Jucá, do Ministério do Planejamento, e Fabiano Silveira, do Ministério da Transparência), alguns podem cair ainda, e há uma rebelião democrática nacional, sobretudo de mulheres, que se manifestam todos os dias; também todo o segmento da Cultura, e da juventude”, afirmou o cientista político.

Na entrevista, Vannuchi também comentou sobre decisão do STF, que por meio de liminar reconduziu o jornalista Ricardo Mello para a direção da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), depois de ter sido retirado do cargo por Temer. “É absolutamente escandaloso, tem um mandato e uma definição clara de que o Conselho precisa autorizar a mudança. Então, mais uma vez se tenta dizer que no país a Constituição perdeu valor, querem fazer o que quiser. E como se trata de um golpe em que a grande mídia, a Rede Globo e outros estão estimulando tudo isso, eles achavam que ninguém ia ter peito para segurar e felizmente veio uma decisão liminar, do ministro Toffoli, recuperando um pouco da ordem legal e constitucional. Mas não sei se o pleno vai manter a decisão ou não”, afirmou.

Confira o vídeo da entrevista:

Leia também

Últimas notícias