mobilização internacional

Na Argentina, psicólogos da América Latina denunciarão golpe no Brasil

Profissionais da psicologia farão o ato em frente ao prédio da embaixada brasileira em Buenos Aires

MÍDIA NINJA

Com o golpe no Brasil, os regimes democráticos da América Latina também estão em cheque, analisam os psicólogos

São Paulo – Psicólogos que estão reunidos na Argentina para o 16º Congresso da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi) farão uma mobilização hoje (10) para denunciar o golpe em curso no Brasil. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, Rogério Giannini, disse que além de fomentar o discurso de “Fora, Temer”, o ato representa uma preocupação com a democracia latino-americana.

Há um grande grau de consenso (entre os psicólogos) em relação à caracterização de que o impeachment é um golpe. Além disso, tem uma análise de que os regimes democráticos da América Latina também estão em cheque, o que chamam de uma recolonização estadunidense na América Latina”, afirmou.

Os psicólogos farão o ato em frente ao prédio da embaixada brasileira em Buenos Aires. Segundo Giannini, a mesa sobre Psicologia e Democracia que seria realizada no Congresso foi transferida para a porta da embaixada. “Também será entregue ao embaixador Everton Vieira Vargas um manifesto elaborado por nós sobre a instabilidade democrática na América Latina.”

A mesa será coordenada pela vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), Adriana Eiko Matsumoto, e terá como participantes o secretário-geral da Ulapsi, Edgar Barrero Cuellar (Colômbia), a docente e representante titular do conselho da Facultad de Filosofía y Ciencias Humanas de la Universidad Catolica de Asunción Diana Lesme e o vice-presidente do Instituto Silvia Lane, Odair Furtado.

Ouça:

Leia também

Últimas notícias