Tucanato

Líder do PT na Câmara diz que projeto de Serra para pré-sal ‘contraria o bom senso’

Em reunião com petroleiros, deputado Afonso Florence afirma que, enquanto projeto do tucano é “antinacional”, 90% das reservas de petróleo do mundo são hoje de propriedade estatal”

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

“Manutenção do sistema de partilha é estratégica para os interesses do povo brasileiro”, diz Florence

São Paulo – Reunido hoje (1°) com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPT) e do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), o líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), disse que as mudanças defendidas pelo atual ministro das Relações Exteriores do governo interino de Michel Temer, o tucano José Serra, na legislação referente à Petrobras, “contrariam o bom senso, os interesses do país e a realidade do próprio mercado mundial”.

Segundo o líder, enquanto o PL 4567/16 (originário do Senado) é “antinacional” e suas propostas “atendem somente aos interesses estrangeiros, 90% das reservas de petróleo do mundo hoje são de propriedade estatal”.

O deputado petista defendeu a legislação do pré-sal em vigor, por garantir recursos às áreas de educação, saúde e desenvolvimento científico e tecnológico, com a geração de milhares de empregos. “A manutenção do sistema de partilha na exploração do petróleo da camada do pré-sal é estratégica para os interesses do povo brasileiro.”

Para a Federação única dos Petroleiros, com Pedro Parente na presidência da Petrobras, o governo interino de Michel Temer poderá “colocar alguns ativos à venda, e pode fazer isso da noite para o dia, até porque isso já vinha sendo estudado pelo Conselho de Administração da companhia”. Leia aqui.

Leia também

Últimas notícias