NA REDE

Extinção do Ministério da Cultura acusa falta de prioridade e volta ao passado, diz Dilma

Em conversa com internautas pelo Facebook, presidenta Dilma e o ex-ministro Juca Ferreira responde a perguntas sobre Cultura

reprodução/Facebook/Dilma Rousseff

‘Secretaria de Cultura não tem a capacidade de atender às demandas e necessidades culturais da população’

São Paulo – “A presença da Cultura como ministério é tão importante para a construção da nacionalidade brasileira que tem de estar refletida na hierarquia do Estado brasileiro”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff em conversa com internautas pelo Facebook na manhã de hoje (19), que também conta com a participação do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira. Ao ser questionada se uma secretaria não poderia desempenhar o mesmo papel do ministério da Cultura (MinC), extinto pelo governo interino, que subordinou a pasta ao ministério da Educação, Dilma afirmou que não se trata apenas de uma questão simbólica, mas de efetivamente garantir a cultura como prioridade no exercício da cidadania.

A presidenta lembrou que, não por acaso, o MinC foi criado como uma das primeiras medidas da redemocratização, ao fim da ditadura, e que não é coincidência que tenha sido extinto agora, como uma das primeiras medidas do governo provisório do presidente interino, Michel Temer (PMDB).

É como se eles quisessem voltar ao passado autoritário. Uma secretaria nacional de Cultura não tem a capacidade de atender às demandas e necessidades culturais da população. Não tem a estrutura necessária para atuar, levando em conta a amplitude, a complexidade e a diversidade cultural brasileira”, disse.

Após seguidas recusas para assumir a pasta, agora esvaziada na condição de secretaria, ontem (18) o governo interno anunciou o nome de Marcelo Calero como o novo secretário nacional de Cultura. Ele ocupava a pasta na prefeitura do Rio de Janeiro.

Leia também

Últimas notícias