câmara dos deputados

Depois de disputa com PSDB, petista José Guimarães assume liderança da minoria

Nilson Bastian/Câmara dos Deputados “Não pode governo e minoria ter o mesmo lado, pela decência na condução política”, disse Guimarães Brasília – Ex-líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) […]

Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

“Não pode governo e minoria ter o mesmo lado, pela decência na condução política”, disse Guimarães

Brasília – Ex-líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE) foi oficializado ontem (18) como líder da minoria na Câmara dos Deputados. O cargo estava em disputa entre PT e PSDB depois que o vice Michel Temer assumiu interinamente a Presidência da República. A minoria é o maior partido que, em relação ao governo, expresse posição diferente da maioria. Era ocupada até então pelo PSDB, maior legenda de oposição ao governo Dilma Rousseff.

A mudança foi feita depois de muito debate e da cobrança de Guimarães. Ao conceder a minoria para o PT, seria mantido o equilíbrio de forças previsto no Regimento, já que o PSDB agora é parte da base governista. Além disso, com a nomeação do novo líder do governo Temer, governo e minoria eram favoráveis ao Planalto. “Não pode governo e minoria ter o mesmo lado, pela decência na condução política”, disse Guimarães.

A definição sobre o cargo já tinha gerado embate na sessão de terça-feira (17), depois da fala do então líder da minoria, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP). Para o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), os tucanos deveriam continuar à frente da minoria durante a interinidade do governo Temer. “É evidente que não se vai desfazer da liderança da minoria por um afastamento provisório”, disse.

A deputada Moema Gramacho (PT-BA) protestou contra esse entendimento do PSDB.

Leia também

Últimas notícias