defesa

AGU entra com recurso na Câmara pedindo anulação da votação do impeachment

Documento protocolado ontem diz que deputados se desviaram do objeto principal da denúncia e aponta outras irregularidades

Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

Recurso alega que deputados se desviaram do objeto que deveria ser analisado no pedido de afastamento

São Paulo – A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou ontem (25) com recurso na Câmara dos deputados pedindo a anulação da votação do impeachment. O documento protocolado na mesa diretora da Casa aponta irregularidades durante a sessão que aprovou a admissibilidade do processo de afastamento. A informação, primeiramente divulgada pela Rádio CBN, da Rede Globo foi confirmada no início da tarde de hoje, pela AGU.

Dentre as irregularidades apontadas, a AGU alega que os argumentos utilizados pelos deputados para justificar o voto favorável não diziam respeito ao objeto da denúncia. Durante a sessão, os parlamentares usaram como argumento a defesa dos valores da família e da religião, por exemplo, quando a peça tratava sobre supostas manobras contábeis praticadas pela presidência, que praticamente não foram abordadas.

A AGU também afirma que o relator do processo, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), também não poderia ter falado no dia da votação, no último dia 17, e reclama também da da ausência de projeto de resolução do impeachment que deveria acompanhar o material que foi enviado ao Senado. O recurso deverá ser analisado pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).