No Senado

Gleisi Hoffmann quer tornar públicos processos que sofrerem vazamentos

Ideia da senadora é fazer com que toda investigação policial que tenha detalhes divulgados seja publicada na íntegra pelos meios oficiais, como forma de se evitar a seletividade das informações

Agência Senado

A senadora Gleisi Hoffmann prepara projeto para coibir vazamentos seletivos de investigações e operações policiais

Brasília – A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) está concluindo uma proposta legislativa, prevista para ser protocolada por ela ainda nesta semana, que prevê que qualquer processo investigativo por parte da Polícia Federal ou Ministério Público Federal que tiver vazamento deverá se tornar público “de forma irrestrita e imediata”, na sua integralidade. De acordo com a senadora, a intenção da iniciativa é fazer com que os agentes públicos responsáveis por investigações criminais, como no caso da Operação Lava Jato, deixem de proteger determinados setores e agir de forma seletiva, como tem sido observado no país, nos últimos meses.

“O juiz que for responsável pelo processo em que houver qualquer vazamento seletivo vai ter que dar publicidade na íntegra de todo esse processo, colocá-lo na internet. Tudo, inclusive as delações”, disse Gleisi.

Segundo a parlamentar, a proposta ajudará a proteger informações que deveriam ser sigilosas e impedirá o que chamou de “espetacularização das ações arbitrárias”, como as observadas nos últimos dias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estas arbitrariedades que temos visto colocam em xeque a democracia do país e demonstram uma sanha existente, por parte de setores da oposição, de querer atacar o presidente Lula e o PT a qualquer custo”, destacou.

Para a senadora, que já foi ministra da Casa Civil no primeiro governo Dilma Rousseff, combater a corrupção é dever “da Polícia Federal, do Ministério Público, do Judiciário e de todos nós”. “Não podemos mais tolerar que se arrebente o Estado Democrático de Direito em nome de combate à corrupção”, acrescentou.

O texto está sendo elaborado por assessores do gabinete da senadora e deve ser protocolado até amanhã (16).

Leia também

Últimas notícias