crime jurídico

Flávio Dino: grampo de Moro é prova ilícita contra Dilma

O governador do Maranhão, que foi juiz federal no estado, voltou a se manifestar por meio das redes sociais apontando a ilegalidade do grampo da conversa entre Lula e a presidenta

Arquivo/EBC

Dino sobre a Lava Jato: ‘Há limites legais que, quando quebrados, resultam em grandes erros’

Portal Vermelho – “Não pode. Prova ilícita. Está na Constituição e na Lei 9296/96, afirmou o governador do Maranhão, Flávio Dino, pelo Twitter. ‘Direito não é ciência exata. Mas também não comporta qualquer interpretação para sustentar teses jurídicas estranhas, por mera luta política, acrescentou.

Há limites legais que, quando quebrados, resultam em grandes erros. Infelizmente é o que, nesse momento, acontece com operação Lava Jato. Muito difícil que a legalidade dessa interceptação telefônica seja confirmada quando do exame sereno e técnico das provas daí advindas, salientou.

A Lei 9296/96, citada pelo governador, estabelece em seu artigo 8º, que os grampos telefônicos e suas respectivas transcrições são sigilosas. A lei estabelece ainda pena de dois a quatro anos de prisão, pro quebra de segredo da Justiça. Ou seja, ainda que quebre o sigilo do inquérito, não poderia ter feito o mesmo com o siglo das interceptações.

Tenho desde o início apontado a importância da Lava-Jato. Mas regras constitucionais e processuais não podem ser quebradas. Lamento muito. Chegamos a uma grave crise institucional. Sem serenidade, difícil sair dela sem a destruição, concluiu.

Leia também

Últimas notícias