legalidade democrática

Discursos durante ato em São Paulo enfatizam a tentativa de golpe

São Paulo – “Estamos sofrendo uma doença semelhante à que acometeu o país em 1964”, disse ontem (16) o jurista Fábio Konder Comparato no ato em defesa da legalidade democrática, […]

São Paulo – “Estamos sofrendo uma doença semelhante à que acometeu o país em 1964”, disse ontem (16) o jurista Fábio Konder Comparato no ato em defesa da legalidade democrática, no Teatro Universidade Católica de São Paulo (Tuca). “É melhor morrer em pé do que acoelhado”, enfatizou o economista Luiz Gonzaga Belluzzo frente às ameaças de golpe.

“Essa mulher é uma sobrevivente, foi duramente torturada. Seja quais forem as críticas a ela, ela é uma batalhadora e empenhou sua juventude no porões da ditadura para defender a democracia”, afirmou o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello sobre a presidenta Dilma Rousseff. “Temos de conversar com os nossos vizinhos, temos de ganhar gente que está dividida”, destacou como estratégia de lua a psicanalista e membro da Comissão Nacional da Verdade Maria Rita Kehl.

‘Estado de exceção’ criado por Moro incendeia debate sobre democracia no Tuca

Leia os discursos de algumas autoridades presentes

Jurista Fábio Konder Comparato:

“Estamos sofrendo uma doença semelhante à que acometeu o país em 1964. A crise que estamos vivendo hoje tem duas causas. Uma é a situação econômica, que é periclitante e reflexo da crise mundial. A China no ano passado teve o menor crescimento dos últimos 25 anos e o Brasil recuou ,3,8% (PIB). Aqui no Brasil o capitalismo industrial está se transformando em capitalismo financeiro. Os bancos ganham rios de dinheiro com a especulação financeira. Além disso, há o impacto da tecnologia, a robotização na China e milhões de empregados ficam ao Deus-dará.

O outro fator é a crise política. Lula foi o primeiro da classe proletária que assumiu a chefia de Estado em toda a história e agora é acusado de corrupção. Em 1997, o então presidente FHC estava no fim do primeiro mandato e chamou seu grande auxiliar Sérgio Motta, que comprou grande parte do Congresso para mudar a Constituição e permitir a reeleição de FHC. Isto foi aceito no país do futebol. Quebraram a Constituição em 1997 e não houve reação.

Agora, a causa mais profunda da crise é a decadência da civilização capitalista. Perto de 1% das pessoas no mundo possuem metade da riqueza mundial. No Brasil, as classes A e B são 18,6% da população e concentram 64% da massa total de renda no país.

Não tenha ilusão, trata-se de um trabalho de longo prazo. É preciso unir movimentos, sindicatos, grupos sociais e religiosos no combate ao capitalismo para deslegitimar a dominação das classes oligárquicas. Esses grupos ligados com agentes estatais impõe a necessidade de educação política para o povo exercer a democracia e isso se faz pela mídia. Mas 90 redes de rádio e tevê pertencem a seis famílias no Brasil.

Também é preciso reduzir a desigualdade socioeconômica. A nossa revolução tem de ser ética. É preciso renunciar ao egoísmo que é a marca registrada da sociedade capitalista e ensinar a juventude a viver de maneira altruísta, e ter compaixão, porque é só isso o que nos dá felicidade.”

Luiz Gonzaga Belluzzo:

“Só quem perde a democracia sabe valorizar, e eu a perdi aos 21 anos. Trabalhei 19 anos com Ulisses Guimarães, ele era um liberal, um político raro. Lula fundou o PT e eu continuei no MDB de Ulisses. Mas é muito dolorosa a perda da democracia. E digo isso como quem abandonou o Direito e virou economista. Não sei porque fiz isso, mas é uma coisa pela qual eu tenho cada vez mais desprezo. Agora, os economistas acham que são cientistas, mas são armas de destruição em massa. É melhor morrer em pé do que acoelhado.”

Celso Antônio Bandeira de Mello:

“É uma honra e uma alegria estar aqui, vendo que a minha faculdade, da qual hoje sou professor emérito, lutar pela democracia e defesa dos direitos. É uma tradição da nossa faculdade. Tivemos de enfrentar momentos piores do que os atuais. O maior inimigo do povo brasileiro é a imprensa golpista (Nesse momento, Bandeira de Mello é interrompido pelo público, em coro: “A verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura…”). Tudo vem dos meios de comunicação e eu reconheço a eficiência. Mas a Folha de S.Paulo é um jornal que não merece que a gente leia. Esse tipo de gente nos intoxica diariamente. Todo dia uma campanha contra Dilma. Essa mulher é uma sobrevivente, foi duramente torturada. Sejam quais forem as críticas a ela, ela é uma batalhadora e empenhou sua juventude no porões da ditadura para defender a democracia. Ela deu sangue e não foi metaforicamente. E quem agora está sendo atacado é o primeiro chefe de Estado que cuidou do bem-estar do povo. A Constituição é para criarmos uma sociedade livre, justa e solidária. Qualquer estudante de Direito sabe que não se pode conduzir uma pessoa coercitivamente a não ser que haja resistência. O Moro cabulou aula nesse dia. Não leu os princípios de razoabilidade, é uma violação ao Direito. E o que o Judiciário faz frente à violação do juiz do Paraná? Por que esse homem faz isso?

A primeira qualidade de um magistrado é a imparcialidade. O magistrado é um ser equânime. Mas aqui se usa métodos medievais para obter confissão. O STF já chamou a atenção para isso. ‘Ou delata ou fica na cadeia’ – a delação é uma característica aceita na sociedade norte-americana, mas no Brasil a gente aprende de modo diferente, porque o dedo-duro é alguém que ninguém respeita. O dedo-duro é um traidor. Tomar a palavra de um traidor como regra depõe contra o senso de dignidade do brasileiro. O dedo-duro não merece ter amigos, ele representa a corrupção oficial da dignidade do brasileiro. É péssimo o momento que estamos vivendo. São coisas que nunca tínhamos visto. Temos de nos insurgir contra a delação premiada. Todo dia o golpe está sendo preparado.”

Maria Rita Kehl:

“Este espaço do Tuca é pequeno se considerarmos as forças da reação que temos de enfrentar com inteligência. Este é um espaço de reconhecimento entre nós. Encontramos aqui as pessoas que estão na luta há muito tempo, desde o tempo da ditadura. O que está em jogo, como sempre, é a luta de classes. É muito alentador ver que há uma reação. No momento de crise não são os empresários que perdem, mas as pessoas. A gestão do PT no governo é fundamental neste momento de crise para manter os direitos. A crise internacional vem avançando, e os partidos como o PT são considerados como os que inventaram a crise. Mas entre os polos dessa crise tem muita gente confusa e desinformada. Temos de conversar com os nossos vizinhos, temos de ganhar gente que está dividida.”

Leia também

Últimas notícias