Quem paga?

Artista holandês diz que pato da Fiesp é plágio de uma obra sua

Obra de Florentjn Hofman foi exposta em SP em 2008. Empresa que produziu ambos os patos diz que Fiesp entregou foto do trabalho do holandês como referência

Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Equipe do artista diz que Fiesp transformou projeto em ‘paródia política’ e que uso ilegal infringe direitos autorais

Fórum – O pato escolhido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) como símbolo da campanha que a entidade protagoniza em favor do impeachment pode ser um plágio. Pelo menos essa é a acusação feita pelo artista holandês Florentjn Hofman, em entrevista concedida à BBC Brasil.

Ele é o autor de Rubber Duck, obra exposta em São Paulo e em outras cidades do mundo em 2008. A equipe do artista afirmou que a Fiesp transformou o projeto artístico original em uma “paródia política” e que o uso do desenho é “ilegal” e “infringe direitos autorais”. “Se você estudar e entender esta obra, verá que é feita para ser um projeto não político. É isso que enfatizamos e esperamos que você perceba que eles mataram o espírito da obra”, disse Hofman ao serviço brasileiro da estatal britânica.

Uma fábrica em Guarulhos reconheceu ter produzido tanto o pato de Hofman como o da Fiesp e admitiu que a entidade usou uma foto da obra do holandês como referência. Ainda assim, seu proprietário garante que o símbolo usado pela Fiesp para defender o impeachment é um projeto novo.

A Fiesp negou, à BBC Brasil, as acusações de plágio e afirmou que a inspiração para os patos foram “patinhos de banheira”, sem confirmar se enviou ou não o projeto holandês como referência