Disputas internas

Peemedebistas definem em Minas como ficará liderança na Câmara

Grupos do partido reunidos em Belo Horizonte estão divididos entre lançar candidatura de Leonardo Quintão, de Newton Cardoso Júnior ou chapa única com recondução de Picciani

Câmara dos Deputados

Picciani (centro), apoiado pelo Planalto, na disputa com Cardoso Jr. e Quintão, ambos preferidos por Cunha

Brasília – As atenções dos peemedebistas, e de integrantes da base aliada do governo e dos partidos da oposição, estão voltadas, nesta segunda-feira (18), para a reunião do PMDB que será realizada no final da tarde em Belo Horizonte. Embora a princípio o encontro fosse contar apenas com os deputados mineiros, a expectativa sobre a decisão ou não de ser indicado um nome para disputar a liderança da legenda com o atual líder, Leonardo Picciani (RJ), levou parlamentares de outras bancadas a se deslocar para a capital de Minas Gerais.

A intenção é discutir amplamente de que forma ficará definida a liderança do PMDB para a Câmara: se os peemedebistas mineiros da oposição estão dispostos a indicar um candidato ou se vão topar fazer uma chapa única para a recondução de Picciani. E, em troca, indicar um nome para ocupar a Secretaria de Aviação Civil (SAC), que tem status de ministério e está vaga desde a saída do peemedebista gaúcho Eliseu Padilha, ligado a Michel Temer.

Só que essa negociação, não confirmada pelo Palácio do Planalto, não é tida como uma forma de resolver o problema da divisão do PMDB (o que, ao mesmo tempo, ajuda a fortalecer a ala oposicionista da sigla).

Na semana passada, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que se a bancada mineira não escolher um candidato para se contrapor a Picciani, o grupo liderado por ele (Cunha) vai definir um  candidato de outro estado para concorrer à vaga. Para completar, corre em vários gabinetes e nos corredores do Congresso a informação de que a presidenta Dilma Rousseff não teria ficado satisfeita com o anúncio intempestivo do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), na última semana, confirmando que foi convidado para ocupar a SAC em troca de uma negociação para os mineiros não apresentarem candidatura à liderança na Câmara. Lopes também disse que a decisão iria ser fechada nesta reunião de hoje.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, o deputado falou demais e antes do tempo, numa postura que não agrada ao estilo da presidenta. Sem falar que ele mostrou um claro sinal de trabalho e preferência, por parte do Executivo, por uma das alas do partido.

Três grupos

Para peemedebistas de outros estados, a principal divisão que precisa ser acertada na reunião acontece por parte dos próprios mineiros, divididos em três grupos: Um deles quer lançar o nome de Leonardo Quintão como candidato; um segundo grupo quer o deputado Newton Cardoso Junior, no lugar de Quintão. E um terceiro, quer que haja consenso em torno da recondução de Leonardo Picciani.

Quintão afirmou que só falará após o resultado da reunião, mas está disposto a manter sua candidatura e trabalhar ao longo dos próximos dias, caso seja consolidado, para obter o maior número possível de votos.

O outro provável candidato, Newton Cardoso Júnior, ressaltou que não sabe se a entrega de um ministério como a SAC para a bancada da legenda de Minas Gerais representaria “tanta representatividade assim , ao ponto de fazer o grupo renunciar à disputa pela liderança do partido”.

E Darcísio Perondi, que faz parte do grupo oposicionista ao governo e, embora gaúcho, tem participado de várias reuniões, disse que não vê mais condições de ser fechado qualquer acordo em nome do atual líder, Leonardo Picciani. “Ele (Picciani) agiu como um mero mensageiro do governo e não como um líder. Não pode continuar com seu mandato nem ser reconduzido, pois deixaria o partido sem expressividade na Câmara”, reclamou.

Picciani, que nada falou nesta segunda-feira, passou o final de semana no Rio de Janeiro e está em viagem para Brasília. Ele aguarda uma conversa com os colegas peemedebistas sobre os rumos do final da reunião, ou na noite de hoje ou durante encontros a serem realizados até quarta-feira (20).