mais moradias

‘Não cometi nenhuma ação incorreta’, diz Dilma, ao entregar casas em Roraima

Durante a entrega de 10.962 unidades do Minha Casa, Minha Vida, presidenta declarou que quer continuar no cargo para poder continuar o 'maior programa habitacional da história do país'

Roberto Stuckert Filho/PR

“Toda ação questionada é porque discordam da forma pela qual contabilizamos o gasto”, disse a presidenta

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff reiterou hoje (9) que não cometeu nenhum crime à frente do governo. “Uma das razões para que eu esteja sendo julgada é porque uma parte eles acham que não gastamos, que não devíamos ter gastado da forma que gastamos para fazer o Minha Casa, Minha Vida. Uma das razões é essa, é o que eles chamam de pedaladas fiscais”, disse a presidenta, em cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Boa Vista.

“Não cometi nenhuma ação incorreta, é que toda ação questionada para mim não é uma ação porque o governo desviou dinheiro, não é uma ação porque nós usamos dinheiro indevido, é uma ação porque eles discordam da forma pela qual nós contabilizamos o gasto”, acrescentou.

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta. Cunha aceitou o pedido protocolado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaína Paschoal.

Ao apresentar o pedido, em outubro, Miguel Reale Junior informou que os juristas usaram como argumento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeitou as contas do governo de Dilma Rousseff de 2014. Na ocasião, o tribunal analisou o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a despesas com programas sociais do governo, o que configuraria operação de crédito, além de cinco decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidenta, sem autorização do Congresso Nacional.

“Não há nenhum delito, nenhum crime apontado contra nós. Eu vou continuar fazendo o Minha Casa, Minha Vida. Não é desafio a ninguém. Vamos fazer num ritmo um pouco menor porque vamos ter que pagar sempre todas as prestações no ato. Eu quero continuar na Presidência, primeiro porque fui eleita. Mas depois porque eu tenho certeza que nos últimos 500 anos ninguém no Brasil fez um programa para casa própria para a população mais pobre deste país”, afirmou Dilma.

Dilma presidiu a cerimônia de entrega de 2.992 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Boa Vista. Além da capital roraimense, houve entrega simultânea de casas nas cidades de Rio Largo (AL), Caxias (MA), Capitão-Poço (PA), Itupiranga (PA), Tomé-Açu (PA), Luís Eduardo Magalhães (BA) e São Gonçalo (RJ), totalizando 10.962 casas.