Impeachment

Em carta ao Congresso, cientistas expõem temor com ‘rumos que o país pode vir a tomar’

Segundo o texto, a entidade lutou para o restabelecimento do regime democrático e, se for preciso, vai lutar novamente para assegurar a manutenção da democracia e do Estado de Direito no país

Antonio Cruz/ABr

Helena Nader (centro) defende o fortalecimento da democracia, a estabilidade econômica e a paz social

São Paulo – Em carta enviada hoje (9) ao Congresso Nacional, a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, afirma que fatos ocorridos nesses últimos dias causam “profunda preocupação com os rumos que o Brasil poderá vir a tomar, caso não sejam encontrados, rapidamente, os caminhos do diálogo, da tolerância e, principalmente, da compreensão de que estamos em um País grande e que devemos trabalhar pelo bem-estar de nosso povo”.

Durante a ditadura civil-militar (1964-1985), a SBPC teve importante papel na resistência ao regime, manifestando-se contra perseguições a professores, pesquisadores e estudantes, bem como a interferências nos sistemas educacional e científico que afrontassem a autonomia das universidades.

Com outros canais de manifestação fechados pelo governo, as reuniões anuais da entidade eram palco de atos políticos. Em 1977, porém, como a reunião marcada para Fortaleza havia sido proibida pelo governo militar, houve mobilização e o encontro acabou realizado em São Paulo, na Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Como Helena lembrou em eventos dos 50 anos da golpe, no passado, foi a primeira reunião no exterior. “Sendo a PUC território do Vaticano, os militares não puderam coibir a realização do evento.”

Ainda segundo ela, desde o fim da ditadura, em 1985, o “Brasil ganhou outros ares, mas muitas entidades ainda lutam para construir, ampliar e consolidar a democracia, e não permitir nunca mais que um regime de exceção, censura e cerceamento às liberdades se instale no país”.

Segue a carta na íntegra:

São Paulo, 09 de dezembro de 2015

Excelentíssimos Senhores
Deputados Federais e Senadores da República

Senhoras e senhores,

Sempre diligente com os rumos do país, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vinha acompanhando com redobrada atenção os acontecimentos contemporâneos da vida política brasileira, vastamente apresentados nos veículos da imprensa. Contudo, fatos ocorridos nesses últimos dias fizeram com que passássemos a sentir profunda preocupação com os rumos que o Brasil poderá vir a tomar, caso não sejam encontrados, rapidamente, os caminhos do diálogo, da tolerância e, principalmente, da compreensão de que estamos em um País grande e que devemos trabalhar pelo bem-estar de nosso povo.

Reconhecemos, obviamente, que cada grupo político, cada segmento da vida social, cada setor da economia ou cada corrente ideológica têm o direito de buscar a consecução de seus objetivos e de lutar pela defesa de seus interesses. No entanto, toda conquista precisa ser alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. Fora desses parâmetros, não será conquista, mas sim usurpação.

A SBPC lutou muito, muito mesmo, para que as ações deletérias do regime ditatorial instalado em março de 1964 provocassem o menor efeito possível na vida nacional. Lutou muito, muito mesmo, para o restabelecimento do regime democrático. Se for preciso, vamos lutar novamente, todo o necessário, para assegurar a manutenção da democracia e do estado de direito em nosso País.

Nesse momento delicado da vida nacional, temos a melhor expectativa de que a maioria de nossos deputados e deputadas, Senadores e Senadoras, pautará sua atividade legislativa buscando o fortalecimento da democracia, a estabilidade econômica e a paz social. A SBPC estará ao lado de vocês.

Com nossos agradecimentos,

Helena Bonciani Nader,
Presidente

Leia também

Últimas notícias