na colômbia

Dilma: ‘Queremos construir caminho em que interesses dos dois países sejam contemplados’

Presidenta foi recebida por Juan Manuel Santos e participou do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma, recepcionada pelo presidente colombiano, participou de passagem das tropas em revista e execução de hinos

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff foi recebida hoje (9), no começo da tarde, pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na Praça de Armas da Casa de Narinõ, sede do Poder Executivo do país. A recepção cumpriu os ritos de uma visita de Estado, com passagem das tropas em revista e execução dos hinos nacionais do Brasil e da Colômbia.

Dentro do palácio, Dilma e Santos posaram para a fotografia oficial e seguiram para uma reunião de trabalho. Às 14h30 (horário de Brasília), os dois presidentes participarão da assinatura de atos e farão uma declaração conjunta à imprensa.

Dilma desembarcou em Bogotá na madrugada de hoje. Mais cedo, a presidenta se reuniu com lideranças empresariais em um hotel da cidade. Após os compromissos na sede do Executivo, Dilma visitará o Congresso Nacional colombiano, a Suprema Corte e participará, ao lado de Santos, do encerramento de um fórum de empresários dos dois países.

Com a visita, o governo brasileiro pretende estreitar as relações comerciais entre os países. O Palácio do Planalto reconhece que o comércio e os investimentos entre o Brasil e a Colômbia têm aumentado nos últimos anos, mas ainda estão aquém do seu potencial. A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul e possui a terceira maior economia, mas ocupa apenas o sétimo lugar em parcerias comerciais com o Brasil em todo o continente.

Entre os temas das discussões bilaterais com o presidente Juan Manuel Santos estão o setor automotivo, facilitação de investimentos, compras governamentais, serviços, cooperação agrária, cooperação em educação e em ciência e tecnologia, bem como temas das agendas regional e multilateral.

Fórum empresarial

Além da agenda de compromissos oficiais, a presidenta Dilma Rousseff também participou hoje do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia.

Na abertura, a líder brasileira destacou o crescimento contínuo da Colômbia dentro da América do Sul e ressaltou a intenção de estreitar as relações comerciais entre os países para que ambos sejam beneficiados.

Conto com os senhores para que nossas relações estejam além do nosso potencial. Para que sejamos capazes de construir um caminho no qual tantos interesses da Colômbia quanto do Brasil sejam contemplados. Que a gente se lance para um projeto de futuro que implique relações comerciais e de investimentos extremamente fortes entre nós”, disse.

Dilma acrescentou que a conversa com o segmento é importante para “saber bem claramente como é que nós podemos auxiliar e apoiar iniciativas particulares dos senhores na área empresarial. É importante que a gente sublinhe o que é que devemos fazer para implementar ainda mais esse relacionamento”.

Para o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, a aproximação entre os dois países é “de grande importância” para os negócios brasileiros, já que o segmento é responsável por quase 25% das exportações para Colômbia. Segundo ele, o mercado de TI colombiano cresceu cinco vezes nos últimos anos.

Fizemos uma pesquisa e quase 65% das empresas brasileiras de software têm interesse no mercado colombiano”. O empresário ainda acrescentou que a iniciativa do Brasil de instalar mesas de discussão sobre as oportunidades de mercado é fundamental para a ampliação dos investimentos.

Modelo brasileiro

No final do mês de setembro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, esteve em Bogotá para uma visita oficial e discutiu a intenção da Colômbia de aprofundar a cooperação entre os dois países em temas ligados à questão rural, sobretudo na área da agricultura familiar. Antes disso, já havia um relacionamento entre o MDA e governo colombiano com troca de missões técnicas e tratativas informais para aprofundar a cooperação.

Após décadas de conflito, a Colômbia enfrenta grandes desafios para consolidar os acordos de paz e se destacam os esforços para a construção de alternativas de inclusão socioeconômica de seus membros, bem como a reabsorção dos desalojados pelos conflitos que agora retornam ao interior do país.

Ao longo da última década, o Brasil se tornou grande referência nas políticas de segurança alimentar e combate à pobreza. As políticas de fortalecimento da agricultura familiar desempenharam importante papel na superação da insegurança alimentar e na produção de alimentos saudáveis e de qualidade.

Políticas de acesso e ordenamento fundiário, cadastro rural, financiamento e seguro da produção, assistência técnica e extensão rural, empoderamento econômico de mulheres rurais, políticas de agregação de valor e compras públicas convergiram com as políticas sociais para garantir a produção de alimentos e de renda no meio rural. A experiência do Brasil será muito benéfica para a Colômbia, em que 75% dos municípios são rurais.

Cooperação

Os principais temas de cooperação a serem elencados no memorando de intenções são:

a) Políticas, programas, recomendações normativas e estratégias para o desenvolvimento rural territorial sustentável e da agricultura familiar;

  • b) Processos de inovação tecnológica;
  • c) Assistência técnica e extensão rural;
  • d) Métodos e procedimentos de identificação e registro de agricultores familiares; e
  • e) Troca de experiências em políticas de crédito, seguro, financiamento e compras públicas da agricultura familiar.

Leia também

Últimas notícias