atentado

Vannuchi: ‘Se não for condenado, o ódio pode se generalizar’

Para analista político, atentado ao Instituto Lula pode estimular mais ações violentas

EDUARDO ANIZELLI/FOLHAPRESS

Vannuchi: “Se o atentado foi caseiro ou não, de alta gravidade ou não, a atitude da mídia foi perigosa”

São Paulo – “As instituições republicanas e a mídia não condenaram o atentado ao Instituto Lula de forma veemente. Ao fazer isso, estimulam partidários do ódio a aumentar a intensidade dos ataques”, alertou o analista político Paulo Vannuchi, em seu comentário hoje (3) para a Rádio Brasil Atual, sobre o ataque ocorrido na noite de quinta-feira (30).

Para Vannuchi, o ódio instigado pela direita conservadora, pelo “partido da mídia”, é muito grave. “Jornalistas que instigam o ódio parece que não percebem que episódios como esse têm a ver com o que eles estão incitando rotineiramente, inclusive, com mentiras.”

Atitudes violentas podem provocar ações desmedidas para ambos os lados: “Se o ódio é alastrado, ele não para apenas nos alvos da esquerda. A violência pode se generalizar, e o outro lado da sociedade pode começar a se sentir atraído a agir na base do ‘olho por olho’. Se isso acontecer, todo o avanço civilizatório do Brasil pós-ditadura será desmoronado”, analisa.

Vannuchi afirma que ataques desta ordem devem ser sempre rechaçados seja contra quem for. “A figura de um presidente é um bem da República e da democracia. Se o atentado fosse ao Collor ou FHC, seria igualmente condenável”, diz.

Ouça a íntegra para a Rádio Brasil Atual: