Bate-boca

Petista rebate FHC e afirma que ex-presidente ‘não tem autoridade moral’

Em resposta a tucano – que 'aconselhou' Dilma Rousseff a renunciar ou admitir erros –, deputado federal Bohn Gass diz que ex-presidente 'reproduz' palavras de ordem pedindo a volta da ditadura

Reprodução

Em maio de 1997, jornal publicou denúncia de deputado sobre negociação para votar pela reeleição

São Paulo – O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) afirmou, em texto divulgado hoje (17), que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) “não tem autoridade moral para aconselhar uma presidenta como Dilma, eleita legitimamente pelas urnas”, como fez nesta segunda pelo Facebook.

O parlamentar, que é secretário nacional agrário do PT, disse que o tucano mostra sinais de decadência ao usar termos retirados do contexto de manifestações de rua, inadequados a um intelectual e ex-presidente da República. “FHC já nem sequer escolhe os termos mais adequados para sua crítica, como conviria a um intelectual, mas reproduz sem qualquer constrangimento palavras de ordem de misóginos e xenófobos que desfilam com cartazes pedindo a volta da ditadura e o extermínio de seres humanos. Há quem veja nisso, não sem boa dose de razão, um exemplo acabado de decadência.”

Usando a estratégia de mirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que pode ser o candidato petista à presidência em 2018 –, FHC diz que “a presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar”.

Segundo o tucano, “se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso”.

Para Bohn Gass, “não deixa de ser lamentável que o outrora príncipe da sociologia produza, agora, oportunismos tão baratos a fazer dele um exemplar típico de conselheiro Acácio do ano 2015”, escreveu, em referência ao personagem que o escritor Eça de Queirós criou no livro O Primo Basílio como caricatura de um pseudointelectual, que sobrevive de clichês e de constatações medíocres revestidas de verniz acadêmico.

Sobre a frase de Fernando Henrique segundo a qual falta “base moral” ao governo Dilma, já que, segundo ele, “foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo”, Bohn Gass ironiza. “De que falcatruas fala FHC? Dos desvios na Petrobras, que até os delatores disseram ter começado… no governo dele? Do financiamento de campanhas por empreiteiras que doaram os mesmos milhões… ao candidato dele?”

Na opinião do deputado do PT, o ex-presidente tucano se transformou em um “cavaleiro de triste figura” e deveria “lembrar que nem Lula nem Dilma compraram suas reeleições”.

Em maio de 1997, o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem segundo a qual os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, admitiam ter recebido R$ 200 mil para votar a favor da emenda constitucional que instituía a reeleição do então presidente FHC.

Leia também

Últimas notícias