contra o retrocesso

Para Vannuchi, atos mostrarão que democracia tem raízes profundas na alma brasileira

Em resposta aos avanços da direita, lideranças políticas e movimentos sociais promovem uma série de atos contra a intolerância e o ódio e pela manutenção do mandato de Dilma Rousseff

Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Manifestação repudia ataque a Instituto Lula. Cresce movimento contra onda golpista da extrema-direita

São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi, da Rede Brasil Atual, diz hoje (11) em sua coluna diária que as manifestações bem-sucedidas da última sexta-feira (7), como o ‘abraço’ ao Instituto Lula, e a plenária de movimentos sociais, realizada na quadra do Sindicato dos Bancários, ambas em São Paulo, demonstram que “há toda uma militância que não suporta mais ficar recolhida (…) frente ao avanço golpista, da intolerância e do ódio” e espera que esse momento marque “o ponto de partida de mobilizações que não terminarão mais”.

Hoje (11), será ministrada uma aula pública sobre democracia, em frente à Faculdade de Direito no Largo São Francisco, região central de São Paulo, palco de mobilizações históricas na luta contra a ditadura. A iniciativa é da frente Todos pela Democracia, que reúne PT, PCdoB, PDT, PCO e movimentos sociais.

Também nesta terça-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Marcha das Margaridas, em Brasília. A marcha de mulheres trabalhadoras rurais, que homenageia Margarida Maria Alves, líder paraibana que foi assassinada por latifundiários, demonstra, segundo o analista, que “também existe uma outra força política, que apoia o período de inclusão social, distribuição de renda, a luta pela reforma agrária, e que quer que isso prossiga, e jamais retroceda ao período neoliberal, ou ao período ditatorial”.

Amanhã (12), é a vez de a presidenta Dilma Rousseff se encontrar com as margaridas. No dia seguinte, elase reunir em plenária com o movimento sindical, movimentos sociais e estudantis, e representantes das igrejas, em mais uma demonstração de “recuperação de fôlego” por parte do governo, segundo o analista.

Vannuchi acredita, ainda, que, salvo se os principais veículos de imprensa repetirem a “articulação descarada”, com cobertura privilegiada que estimulava a participação nas últimas manifestações convocadas pela direita, a marcha convocada para o próximo domingo (16) tende a ser menor, “mostrando que também houve um espasmo e que a força dessa direita reacionária é mais um blefe do que algo que tem raízes profundas na alma do povo brasileiro”.

Ouça o comentário da Rede Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias