debate

Governo quer ouvir parlamentares e sociedade sobre cortes de ministérios

Ministro do Planejamento disse ainda que maior ganho do governo virá com o aperfeiçoamento na gestão do patrimônio da União

Antonio Cruz/Agência Brasil

Barbosa: “Existem várias maneiras e combinações possíveis. A discussão tem de ser aberta”

Brasília – O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse hoje (25) que a discussão a respeito dos dez ministérios atingidos pelo corte anunciado ontem (24) ocorrerá somente depois de um amplo debate com a sociedade. Segundo Barbosa, a diretriz para reduzir dez ministérios está clara. “Só que existem várias maneiras e combinações possíveis. A discussão tem de ser aberta.”

Por isso, o governo tomou a iniciativa de apresentar a diretriz para abrir o debate com os ministros, a sociedade, o Parlamento e com os especialistas em gestão pública. “O melhor é que a discussão seja feita de foma aberta e transparente”, adiantou Nelson Barbosa, após uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir pontos da Agenda Brasil.

Sobre a expectativa de economia com a reforma administrativa, Barbosa não adiantou números. Disse apenas que serão centenas de milhões de reais. O ministro disse ainda que o maior ganho do governo virá com o aperfeiçoamento na gestão do patrimônio da União.

“A venda de imóveis que não são prioritários, a regularização e a oferta de pagamento antecipado de áreas de domínio da União são as iniciativas que geram mais recursos a curto e longo prazos”, afirmou Barbosa ao ser perguntado sobre a economia que será gerada com o corte de mil servidores comissionados.

“Temos um mês para construir a proposta e para ouvir todos. Todas as considerações serão levadas à presidenta. Nosso prazo é o fim de setembro”, disse o ministro. Ele informou que o Ministério da Fazenda está avaliando alternativas de elevação de receitas e se pronunciará a respeito quando necessário.

China

Barbosa também comentou a economia chinesa. Ressaltou que, como segunda economia no mundo, o que ocorre na China afeta o mundo inteiro, inclusive o Brasil. “Temos visto nas últimas semanas uma desaceleração, principalmente uma queda no mercado acionário. O governo chinês está tomando as medidas que acha necessário. Vamos aguardar o impacto. O que ocorre na China afeta o mundo e o Brasil. Só que o Brasil tem uma posição macroeconômica capaz de suportar essas flutuações sem perder a estabilidade fiscal e mantendo a rota de recuperação do crescimento”, acrescentou Babosa.