melhor caminho

Frei Betto: ‘Dilma saiu da toca’

De acordo com o escritor, o governo passa por um momento em que mudança de estilo na condução política é necessidade

Wilson Dias/ABr

“Dilma ouviu apelos de Lula”, diz Frei Betto. Para ele, agora a presidenta precisa de mais diálogo

São Paulo – Após ver a base aliada abandonar o governo, a presidenta Dilma Rousseff inicia um novo estilo ao tomar a iniciativa de dialogar com o Congresso, de acordo com análise do escritor Frei Betto. “Agora ela ouviu os apelos de Lula e saiu da toca”, diz em seu comentário hoje (18) na Rádio Brasil Atual.

Frei Betto alerta também para a necessidade de alterações no programa econômico, centrado no ajuste fiscal. “Falta a presidenta provocar uma mudança de rota na economia brasileira, de modo que o arrocho não penalize apenas os trabalhadores. A elite deve ser obrigada a dar sua contribuição”, diz.

O direcionamento dos ajustes para os mais ricos, segundo Frei Betto, deve começar com “os bilhões de dólares que estão estocados por brasileiros no exterior e que deveriam ser recambiados, enquanto o Banco Central diminui a taxa de juros privilegiando os empregos”.

O assessor lembra que a presidenta Dilma não é chegada a conchavos e negociações. “Porém, o momento atual pede mudança de estilo. Pede mais diálogo com movimentos sociais e atenção às suas demandas”. Para Frei Betto, “só resta agora, ao PT, a linha final de Hamlet, obra-prima de William Shakespeare: ‘A fala é esta, o resto é silêncio'”, diz.

Ouça a íntegra para a Rádio Brasil Atual: