em marcha

Para Vannuchi, atos unem movimentos sociais por democracia e direitos

Analista político afirma que pluralidade e diversidade do discurso dos atos organizados pelos movimentos sociais, hoje (20), podem fazer 'recuar ou potencializar o golpe'

Movimentos sociais, entidades estudantis e sindicais saem às ruas em defesa da democracia

São Paulo – “Defesa da democracia e luta por mais direitos são os eixos da manifestação”, afirma o analista político Paulo Vannuchi, em seu comentário de hoje (20) na Rádio Brasil Atual, a respeito dos atos públicos organizados por movimentos sociais e centrais sindicais em várias cidades do país, nesta quinta-feira.

Segundo Vannuchi, variadas expressões contra o golpismo serão ouvidas. “Nessa diversidade, é importante saber se ficará preservada a ideia de ‘o povo na rua, golpista recua’, ou se virará uma ideia secundária. Se houver um grupo pequeno ou atrito entre eles, o partido da mídia saberá usar e convocar novas marchas da direita para que o golpe saia da atual situação de declínio.”

O analista afirma que não haverá um discurso único na mobilização. “Os segmentos estão unidos por mais direitos e pela democracia, mas não estão unidos em relação aos ataques à política de Joaquim Levy, portanto haverá pluralidade.”

“Haverá a juventude ligada ao Psol, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) com a liderança de Guilherme Boulos, que estão ligados à ideia de não agir em defesa da Dilma. Por seu lado, CUT,  UNE e o próprio PT são forças que defendem o governo do golpe, mas também entendem que o ajuste econômico proposto por Dilma lesa os trabalhadores.”

Ouça o comentário: