Raiva e política

‘Culpados somos nós. Votamos em quem nos seduz e manipula nossos medos’

'Em uma sociedade consumista, ficamos presos no próprio umbigo', diz Frei Betto. Para ele, políticos que seduzem e manipulam o medo do eleitorado são maioria dos eleitos

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Frei Betto: o povo é quem vota, mas quem mais elege seus representantes é o poder econômico

São Paulo – Em sua coluna na Rádio Brasil Atual, o escritor Frei Betto afirma que “somos uma população despolitizada e raivosa” e que os produtos mais procurados pelo público na internet e na TV são “mero entretenimento voltado ao consumismo ou exacerbação da violência”. Ele pondera que existem centenas de políticos decentes, mas que são “exceção”. E observa que o poder econômico ainda consegue assegurar um maioria de políticos que não representam o interesse social no pleito. “São lobistas investidos de mandatos e imunidades para defender interesses corporativos, como a bancada do ‘b’ – de bala, bola, boi e bíblia”, argumenta. Segundo ele, os grandes culpados pela “safadeza” que toma conta da política “somos nós, os eleitores”.

“Carecemos de consciência crítica e, na hora da eleição, votamos em quem nos seduz ou manipula nossos medos. São aqueles que apregoam coisas como ‘bandido bom é bandido morto’ que se elegem”, diz.

Frei Betto ainda aponta para a responsabilidade que recai sobre o eleitorado. “Não adianta declarar que não votou em um certo candidato ou o de sua escolha foi derrotado. E quando ele ganhou, foi diferente? Deu exemplo de ética? Fez leis voltadas aos mais pobres ou introduziu mudanças estruturais no país?”, questiona.

Ouça a coluna na Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias