apoio

Lula faz reunião com parlamentares do PT e pede atitude no Congresso

Ex-presidente reforçou a defesa do partido e de propostas para o crescimento do país. No Senado, Renan afirma que Lula defendeu mais reuniões entre Dilma e os Poderes e discutir soluções para o Brasil

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula pediu aos parlamentares para que sejam porta-vozes dos avanços, pois a grande imprensa não é neutra

São Paulo – Para reforçar uma agenda de defesa do governo e de um projeto de desenvolvimento, aprofundamento econômico e inclusão social, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem (30) com 66 parlamentares do PT em Brasília. Para Lula, é preciso “virar a página” do ajuste fiscal e tratar de propostas para o crescimento do país.

Em entrevista à Agência Brasil, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, afirmou que o ex-presidente deixou claro a importância de destacar as ações do governo, como o programa de investimento em logística. “É preciso esquecer esse discurso do ajuste e passar fortemente para a defesa do programa de crescimento de retomada do emprego, de controle da situação econômica do país.”

Lula ressaltou o Plano Safra de financiamento da agricultura familiar, como um avanço positivo para a agenda do governo. Entretanto, ele chamou a atenção para o desenvolvimento de uma agenda de viagens que fará para discutir o Plano Nacional de Educação.

O petista pediu para que os parlamentares sejam porta-vozes dos avanços, pois, segundo ele, a imprensa não é neutra, e não repercute as boas notícias.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, em entrevista à Agência Brasil, ressaltou o apoio de Lula à presidenta Dilma Rousseff. “Foi uma reunião em que mais se defendeu a presidenta Dilma, foi o que mais o Lula fez na reunião.”

A líderes da base aliada no Senado, Lula disse hoje (30) que a presidenta Dilma Rousseff deveria reunir os Poderes para “encontrar saídas” para o Brasil. De acordo com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante café da manhã com senadores governistas, o ex-presidente debateu reforma política e criticou a possibilidade do fim da reeleição, aprovada pela Câmara dos Deputados.

“Conversamos só sobre reforma política. Ele, me parece que veio em missão de paz, e colaborou bastante com as discussões”, disse o peemedebista. “Ele acha que a presidente deveria se reunir mais com os Poderes, conversar permanentemente, na busca de saídas para o Brasil. Definitivamente, ele veio em missão de paz, conversou bastante, defendeu pontos de vista em relação à reforma política, uma conversa produtiva”, acrescentou o peemedebista.

Segundo Calheiros, Lula criticou a possibilidade do fim da reeleição por considerar o mandato de quatro anos muito “curto”. “Ele disse que não achava oportuno o fim da reeleição. Ele achou que um mandato de quatro anos é muito curto para não ter reeleição. Se fosse de cinco, tudo bem, mas ele acha difícil a extensão dos mandatos”, relatou o presidente do Renan, anfitrião do encontro, realizado na residência oficial da presidência do Senado.

Com informações de Luciano Nascimento e Ivan Richard, da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias