disputa

PT vai à Justiça reivindicar mandato da senadora Marta Suplicy

Legenda defende que fortalecer a democracia passa também pela fidelidade partidária e atribui desfiliação a 'oportunismo eleitoral'. Marta promete brigar pela manutenção do mandato

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Em nota, senadora promete lutar com todas as forças pela manutenção do mandato

São Paulo – Em decisão unanime divulgada ontem (12), o diretório estadual do PT em São Paulo decidiu reivindicar na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy, que formalizou sua desfiliação da legenda no último dia 28 de abril. Para o partido, o mandato pertence à legenda e não à chapa que elegeu Marta para o cargo de senadora. O PT pede que o ex-deputado Paulo Frateschi, segundo suplente, assuma o posto.

Em nota, o presidente do diretório, Emidio de Souza, afirmou que o partido “nunca cerceou as atividades partidárias ou parlamentares da atual senadora”, mas acredita que o fortalecimento da democracia “passa pelo fortalecimento da fidelidade partidária e pelo respeito à vontade do eleitor”.

Também em nota, Marta Suplicy promete lutar pela manutenção no mandato.

Leia a nota do PT na íntegra:

Em reunião realizada na segunda-feira (11) na sede do Diretório do PT-SP, a Comissão Executiva Estadual aprovou, por unanimidade dos presentes, requerer na Justiça Eleitoral o mandato da senadora Marta Suplicy.

Após sucessivas recusas em dialogar com a direção do PT sobre as razões de suas supostas insatisfações, Marta formalizou sua desfiliação do partido movida unicamente por interesses eleitorais e desmedido personalismo.

O PT nunca cerceou as atividades partidárias ou parlamentares da atual senadora, ao contrário disso, Marta Suplicy foi sucessivamente prestigiada ao longo dos anos, com o apoio da militância e das direções, sendo eleita deputada federal, prefeita, senadora e nomeada duas vezes ministra de Estado.

O aperfeiçoamento da nossa democracia passa pelo fortalecimento da fidelidade partidária e pelo respeito à vontade do eleitor. Os projetos pessoais e as conveniências do oportunismo eleitoral não podem se sobrepor aos projetos coletivos, que lhe dão abrigo, e nem deformar a vontade do eleitor expressa nas urnas.

São Paulo, 12 de maio de 2015.

Emidio de Souza
Presidente do Diretório Estadual PT-SP

Leia a nota da senadora Marta Suplicy na íntegra:

“Lutarei, com todas as minhas forças, para a manutenção do mandato de senadora que o povo de São Paulo me conferiu.Foi para melhor desempenhá-lo, e em nome de seu pleno exercício, que solicitei minha desfiliação ao Partido dos Trabalhadores.

Minha luta se dará em todas as instâncias judiciais e fora delas também.

Tenho certeza que os mais de 8 milhões de eleitores que manifestaram sua vontade, e me honraram com seus votos, não serão frustrados em sua vontade e soberania popular.

Continuarei lutando pelos mesmos princípios que sempre nortearam minha vida, bem como minha atividade parlamentar oriunda da representação política de meu mandato.

Senadora Marta Suplicy”


Leia também

Últimas notícias