Caiu

Fernando Francischini não é mais secretário da Segurança do Paraná

Em seu lugar assume, interinamente, o delgado da Polícia Federal (PF) e diretor-geral da Secretaria, Wagner Mesquita de Oliveira

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Além de Francischini, cairam também o secretário da Educação e o comandante da Polícia Militar

São Paulo – O governo do Paraná confirmou no início da tarde de hoje que Fernando Francischini não é mais secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do estado. Ele pediu demissão na manhã de hoje (8). Em seu lugar assume, interinamente, o delegado da Polícia Federal (PF) e diretor-geral da Secretaria, Wagner Mesquita de Oliveira.

A permanência de Francischini estava incerta desde o último dia 29, quando a Polícia Militar (PM) paranaense reprimiu violentamente uma manifestação de professores e outros servidores públicos em frente a Assembleia Legislativa do estado, ferindo mais de 200 pessoas com balas de borracha e cassetetes.

Eles protestavam contra a aprovação do Projeto de Lei 252, de 2015, que alterou o funcionamento da previdência social do estado e, segundo os servidores, vai prejudicar a aposentadoria de milhares de trabalhadores.

Na quinta-feira (7), o comandante da PM Paranaense, César Vinícius Kogut, também entregou o cargo. Ele deu entrevistas afirmando que Francischini tinha participado de toda a operação de repressão aos professores. O chefe do Estado Maior da PM, coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, assumiu o cargo de comandante interinamente.

Um dia antes, o secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier, também saiu, substituído pela superintendente da pasta, Ana Seres Trento Comim.