PT-PMDB

Lula recebe Michel Temer para conversas sobre reforma política

Segundo o vice-presidente, petista está 'entusiasmado' pelo assunto

ricardo stuckert/instituto lula

Temer presidiu a Câmara dos Deputados nos dois últimos anos do governo Lula

São Paulo – Novo responsável pela articulação política do governo, o vice-presidente da República, Michel Temer, se reuniu na tarde de hoje (9) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do Instituto Lula, na zona sul de São Paulo. De acordo com a assessoria do instituto, o encontro foi para discutir a reforma política. Segundo o presidente do PMDB, Lula está “entusiasmado” pelo tema.

Temer, que deve deixar a presidência do partido para se dedicar à articulação, disse ter recebido um pedido, da relatoria da comissão de reforma política na Câmara dos Deputados, para ajudar na discussão. Ele informou que está visitando presidentes de partidos e alguns líderes para “enfatizar a tese de que é fundamental fazer uma reforma”. O líder do PMDB foi presidente da Câmara em três ocasiões, inclusive nos dois últimos anos do governo Lula, em 2009 e 2010.

Recentemente, a Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, divulgou suas propostas para reforma política. No tema financiamento de campanhas, por exemplo, a sugestão é de que se adote um modelo público e privado, “com a possibilidade de doação de pessoas jurídicas e pessoas físicas diretamente a um único partido”. O PT, partido de Lula, se manifesta contra o financiamento privado.

O cotado para substituir Temer é o senador Valdir Raupp (RO), que integra a lista de investigados na Operação Lava Jato. Raupp é o primeiro vice do PMDB.

Argentina

Lula também recebeu hoje o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, pré-candidato à sucessão de Cristina Kirchner pelo Partido Justicialista, mesma legenda da presidenta da Argentina. “Ele (Lula) esteve presente ao lado dos que mais precisam, dos mais humildes, da mobilidade social, e (promoveu) uma forte agenda de integração”, comentou Scioli.

Com informações do Instituto Lula

Leia também

Últimas notícias